Exposição “A Verdade Dói”: 7 a 31 de março – Palmela

O Cine-Teatro S. João, em Palmela, acolhe, entre os dias 7 e 31 de março, a exposição “A Verdade Dói”.
Com inauguração agendada para o dia 7 de março, às 18h00, esta mostra tem como tema a violência doméstica e insere-se no programa comemorativo do Dia Internacional da Mulher no concelho.
Esta exposição do Museu do Calçado de S. João da Madeira é, simultaneamente, uma instalação que dá voz a inúmeras mulheres que viram as suas vidas destroçadas por atos de violência.
A violência contra as mulheres é uma das mais transversais à História e sociedades do mundo, atravessando classes sociais e idades. De acordo com o Relatório anual (2021) de monitorização da violência doméstica da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, as Forças de Segurança (GNR e PSP) registaram mais de 26 mil participações de violência doméstica. Imagine a que valores se chega ao somar os da violência de género, obstétrica, sexual, psicológica, financeira, tráfico de mulheres, assédio sexual e moral, perseguição e bullying e de qualquer outra forma de comportamento abusivo.
A exposição poderá ser visitada no Cine-Teatro S. João, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h30. Depois de Palmela, “A Verdade Dói” passará pelo Mercado Municipal de Pinhal Novo, entre os dias 4 de abril e 4 de maio, das 7h30 às 18h00 (dias úteis) e das 7h30 às 13h30 (sábados e domingos).
Consulte o programa completo das comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março) aqui.