Profissionais de saúde unidos em Palmela, pela Paz







Várias dezenas de pessoas, na sua maioria, profissionais de saúde, marcaram presença na Vigília Ecuménica pela Paz, que decorreu na Igreja de Santiago do Castelo de Palmela, ao final da tarde de 7 de março.
Este momento simbólico, de solidariedade com o povo ucraniano, promovido pelo Centro Hospitalar de Setúbal, o Município de Palmela, a Ordem dos Médicos e a Liga dos Amigos do Hospital de S. Bernardo, contou com intervenções, entre outros, de José Poças, Diretor do Serviço de Infeciologia do CHS e impulsionador da iniciativa, de Álvaro Amaro, Presidente do Município anfitrião, de Manuel Roque Santos, Presidente do Conselho de Administração do CHS, do Capelão do CHS e de representantes da Ordem dos Médicos e da Embaixada da Ucrânia em Portugal. É de sublinhar, também, a participação de profissionais ucranianos, que deixaram o seu testemunho e partilharam a experiência de colegas que estão a trabalhar no cenário de guerra.
Sensibilizar para a importância e urgência de retomar a via diplomática como única solução adequada, declarar a Paz e a Solidariedade como valores inquestionáveis e reafirmar o compromisso das/os profissionais de saúde com a Vida foram os principais objetivos do encontro.