Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Projeto “Eu Participo!” recebe prémio internacional

Eu participo 1 1024 2500
2016/05/13

O Projeto “Eu Participo” foi premiado com uma Menção Especial pelo Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP), na 10.ª edição da Distinção de Boas Práticas de Participação Cidadã. O prémio foi anunciado numa cerimónia realizada no âmbito da 16.ª Conferência Internacional, realizada entre 4 e 6 de maio, em Matola, Moçambique.

Foram apresentadas 36 candidaturas (das quais, sete portuguesas), provenientes de governos locais de 14 países (Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Equador, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grécia, Itália, Madagáscar, Mauritânia, Peru e Portugal).

Este prémio é atribuído, anualmente, pela OIDP, para reconhecer políticas públicas, implementadas por governos locais, que contribuam para a igualdade, a cidadania, a eficácia e a eficiência da gestão pública, sendo, também, valorizadas, a inovação e a possibilidade de aplicação noutros contextos.

Sobre o projeto apresentado por Palmela, que promove a participação infantil e juvenil na gestão e dinamização do território, o júri sublinhou o fator inovação, através do «desenvolvimento de uma estratégia de participação desde a infância» e da valorização do papel das crianças e jovens enquanto construtores da cidade, «vias para gerar sociedades mais inclusivas».

No terreno desde 2011, o “Eu Participo!” é desenvolvido pela Câmara Municipal de Palmela com as escolas, sendo determinante o envolvimento das/dos docentes no desenvolvimento do projeto e na dinamização das atividades. Atualmente, o projeto é trabalhado nas EB de Batudes, Palhota, Águas de Moura e Joaquim José de Carvalho (Palmela).

Mais informação em www.oidp.net 

 

10.ª Distinção de Boas Práticas de Participação Cidadã:

Vencedor – “Sistema de participação popular e cidadã de Canoas” - Prefeitura de Canoas (Brasil)
Finalista – “Consulta pública sobre redução da dependência de combustíveis fósseis” – Cidade de Montreal (Canadá)

Menções especiais:
- “Eu Participo!” – Município de Palmela (Portugal)
- “Orçamento Participativo” – Município de Ampasy Nahampoana (Madagáscar)
- “A tua habitação, o nosso compromisso” – Observatório Basco de Habitação (País Basco, Espanha)
- “Avaliação de Impacto na Saúde” – Comuna de Plaine (França)
- “Sistema de gestão e participação cidadã de Rumiñahui” – Município de Rumiñahui (Equador)

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados