Natureza e Biodiversidade
O principal objetivo da criação do Parque Natural da Arrábida (PNA) foi a salvaguarda da sua flora, património natural de valor internacional onde se registam 1450 espécies e subespécies de flora.
![]()
O PNA é um dos raros locais da Europa onde a vegetação se apresenta próxima da sua forma primitiva, composta por antigas associações florísticas mediterrânicas anteriores às últimas glaciações, de que esta cordilheira ficou relativamente protegida. Encontram-se assim, nas zonas abrigadas da serra, carvalhais dominados pelo Carvalho-cerquinho e um maquis de carrascos, adernos, medronheiros, aroeiras e urzes arbóreas, autênticas relíquias de outros tempos geológicos.
Mais informação sobre o Parque Natural da Arrábida disponível em:
https://www.icnf.pt/conservacao/rnapareasprotegidas/parquesnaturais/pnarrabida
A Reserva Natural do Estuário do Sado (RNES) foi criada em 1980 e abrange 23 160 hectares. Abrigada a norte pela Arrábida, esta zona húmida de importância internacional é uma das áreas naturais de maior valor ecológico, económico e paisagístico existentes em Portugal e, também, uma das zonas fluviais de maior variedade ecológica da Europa.
Na fauna do estuário do Sado salienta-se a grande diversidade de peixes, moluscos e crustáceos. Registam-se 95 espécies de peixes onde podemos referir o charroco, o sargo, o linguado, o salmonete, a solha, o robalo, a raia-riscada e o garrento. Este é o único local conhecido, em toda a costa portuguesa, onde existe uma população residente de roaz-corvineiro. Essa população de golfinhos, como vulgarmente é conhecida, é muito relevante a nível europeu e constitui o símbolo da Região de Turismo Costa Azul.
No Estuário do Sado encontram-se, por outro lado, aves aquáticas migradoras que aqui se acolhem aos milhares à procura de alimento e repouso, ou mesmo para nidificação, sendo considerada a 3ª zona húmida do País pela sua fauna diversificada.
A reserva possui cerca de 200 espécies de aves com um número superior a 20000. Considerado um local de importância internacional para a nidificação do Perna-longa e invernada do Alfaiate e da Garça-branca, podemos destacar também como espécies características o Flamingo, a Cegonha-branca, o Pato-real e o Corvo-marinho-de-faces-brancas.
As áreas de Reserva Ecológica Nacional abrangem cerca de 44,23 km2 e protegem no Concelho de Palmela as albufeiras, os leitos dos cursos de água, as zonas ameaçadas pelas cheias, as cabeceiras dos cursos de água, as áreas de máxima infiltração e as áreas com risco de erosão.
Mais informação sobre a Reserva Natural do Estuário do Sado disponível em:
https://www.icnf.pt/conservacao/rnapareasprotegidas/reservasnaturais/rnestuariodosado
A Reserva Agrícola Nacional, por outro lado, protege os solos com maiores potencialidades agrícolas afetando-os exclusivamente para agricultura. Os espaços florestais delimitados no Plano Diretor Municipal do Concelho de Palmela são constituídos pelas manchas florestais de maior relevância no município (valor patrimonial e contributo económico), destacando-se os Montados de Sobro e, ainda, o Pinheiro Manso, o Pinheiro Bravo e o Eucalipto. Na região envolvente do Sado é muito frequente a associação pinheiro- manso/sobreiro, em alguns casos, ao pinheiro bravo. Existem ainda três árvores de interesse público classificadas no concelho – dois sobreiros e um pinheiro –, que se destacam a nível nacional pelo seu porte, idade, desenho ou raridade (em Águas de Mora, Lagameças e Lagoa do Calvo).
As áreas que constituem a estrutura biofísica fundamental de proteção e valorização ambiental no concelho de Palmela abrangem 212 km2 e incluem valores ecológicos, paisagísticos, científicos e culturais sujeitos a regimes de proteção. São elas:
- Parque Natural da Arrábida 15,28 km2
- Reserva Natural do Estuário do Sado 17,01 km2
- Reserva Ecológica Nacional 44,23 km2
- Reserva Agrícola Nacional 34,43 km2
- Espaços Florestais 101,14 km2
Além destas, podemos ainda considerar as zonas já classificadas como Sítio de Interesse Nacional e que estão propostas para constituírem a Rede Natura 2 000 – um conjunto de zonas destinadas a preservar a biodiversidade da Europa.
A Câmara Municipal de Palmela disponibiliza diversos folhetos interpretativos para percursos pedestres em diferentes espaços naturais do concelho, incentivando a população a descobrir e valorizar o património natural local ao longo de todo o ano. Estes percursos são propostos de acordo com a época mais favorável à observação da flora, permitindo apreciar as espécies em diferentes fases do seu ciclo de vida, como a floração ou a frutificação. Entre os roteiros disponíveis destacam-se os percursos do Sobral da Quinta do Anjo, acessível durante todo o ano, da Serra do Louro, mais recomendado entre o verão e o início do outono, e os itinerários associados ao Dia Mundial da Floresta, Dia Mundial do Ambiente e Ecology Day, cuja realização acompanha o calendário anual de atividades ambientais promovidas pelo município.
| Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho | Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro | |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| X | X | X | ||||||||||
| Dia Mundial do Ambiente | X | X | ||||||||||
| Plantas da Serra do Louro | X | X | X | |||||||||
| Dia Mundial da Floresta | X | X | X | X | ||||||||
| Plantas do Sobral de Quinta do Anjo | X | X | X | X | X | X | X | X | X | X | X | X |
Faça um passeio seguro, seguindo as recomendações das autoridades de saúde, e recorde-se de que está a visitar uma área protegida, pelo que deve respeitar o código de conduta e boas práticas das/os visitantes nas áreas protegidas, que pode ser consultado em https://www.icnf.pt/turismodenatureza/codigosdeconduta.