Reviva as Comemorações 50 Anos 25 Abril em imagens! - assista ao vídeo aqui
O vídeo de encerramento do programa “Abril para Já!”, comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril, já está disponível para visualização no canal Youtube Palmela Município. Assista e reviva em imagens os principais momentos do programa que, desde 2023 e especialmente ao longo de 2024, assinalou o cinquentenário da Revolução!
O “Abril para Já!” foi promovido pelo Município de Palmela com os parceiros locais e proporcionou um vasto conjunto de propostas nas áreas da Música, Teatro, Cinema, Exposições, Encontros, Literatura, entre muitas outras.
Com o mote “Abril ontem, hoje e… sempre!”, o vídeo recorda as principais iniciativas evocativas das memórias de Abril, como as sessões “Álbum de Família”, “Conversas Sem Margens” e “As Lutas Estudantis na Década de 60”, as várias exposições, a Conferência “A prisão política de um funcionário da C.M. de Palmela: a história de Arnaldo Kruger Pinto de Carvalho (1934-1935)”, a pintura de murais por todo o concelho ou as Visitas Guiadas a Casas e Locais Clandestinos da Resistência.
Relembra também as atividades que pretenderam transmitir os valores de Abril às novas gerações e não só. São exemplos o lançamento do livro “A Tua Voz”, o “Eu Participo Munícipes”, o Fantasiarte, a Formação em Igualdade de Género “Crescer + Igual: Primeiros Anos”, o Outubro MAIOR, a Conferência “Portas que Abril Abriu”, o Roteiro de Histórias ou a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Palmela.
Por fim, o vídeo destaca as iniciativas que levaram Abril à rua, como “Grândola, Vila Morena! Cantar Abril na Biblioteca!”, o Desfila Maré Alta, o “Méee Festival Folk”, o festival MicroSons, o Palmela Wine Jazz e os diversos espetáculos comemorativos - “Abril Para Já!”, O Presidente da Associação de Estudantes ganhou uma viagem para o Brasil”, “Revolução Escola”, entre muitos outros.
As Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril enquadraram-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes.