Cineteatro S. João
O Cineteatro São João, mais do que o ex libris da vila de Palmela, constitui um referencial por excelência do Concelho de Palmela.
A aposta da Câmara Municipal de Palmela neste empreendimento, no ano de 1989 – como no presente –, traduziu-se na clara convicção de estabelecer uma política cultural ao serviço da comunidade e de promoção da cidadania.
A criação de uma rede de equipamentos culturais, a promoção dos agentes criativos locais, a defesa do património cultural, a democratização do acesso à cultura, o respeito pela diversidade estética, têm sido apenas alguns dos vetores referenciais seguidos pelo nosso Cine Teatro.
A memória coletiva que o S. João encerra é, por si só, um estímulo para quem o gere: desafios como a preservação arquitetónica do edifício, manutenção, gestão e programação são testemunhos que assumimos empenhadamente.
O São João é, hoje, um equipamento cultural qualificado, polivalente, dinâmico, vivo, um espaço potenciador da criação, divulgação e produção cultural.
Situado no coração da vila de Palmela, o Cineteatro S. João é um edifício harmonioso e espaçoso, que se desenvolve em dois pisos e um terraço.
Constituído por uma Sala de Espetáculos (470 lugares, mais 10 lugares para pessoas com mobilidade condicionada), um Auditório, um bar, camarins, área de arrumos e de apoio ao palco, é servido por amplas zonas de estar e de circulação adaptáveis a espaço para exposições e ações de formação em diversas áreas artísticas.
Nos pormenores decorativos sente-se o propósito de reavivar as velhas facetas do artesanato local, dos portais em ferro aos gradeamentos das sacadas e arcadas, dos apliques aos lustres – sendo de destacar o enorme lustre da sala de espetáculos em ferro, forjado à mão.Durante vários anos, o Cineteatro São João desempenhou um papel de relevo na vida cultural de Palmela. Quando, em 1981, encerrou as suas portas ao público, todos se entristeceram com o facto de tão importante equipamento, implantado no coração da vila de Palmela, ficar completamente inativo.
Recusando esse "destino", que alguns chegaram a temer como inevitável, a Câmara Municipal de Palmela adquiriu, em 1989, o Cineteatro São João com o objetivo de lhe devolver o seu papel de espaço cultural, colocado ao serviço da população do concelho.
Desde outubro de 1991, altura em que reabriu as suas portas, o Cineteatro São João não tem parado de multiplicar a sua atividade e de se afirmar como um importante recurso da comunidade, particularmente da comunidade educativa, dos artistas, dos criadores e dos projetos culturais locais.
É objetivo maior da Câmara Municipal de Palmela consolidar o Cineteatro S. João como uma infraestrutura qualificada, polivalente e dinâmica, potenciadora do aumento e da diversidade da oferta cultural, não apenas ao nível da divulgação mas, também, da criação e produção culturais.
O Cineteatro tem também um espaço multiusos onde se realizam exposições temporárias, atividades formativas e animações diversas. Tem ainda a possibilidade de ser convertido num pequeno auditório com capacidade para 50 a 60 pessoas.
Tem como Companhia residente a Passos e Compassos/ DançArte, que com base num protocolo de cooperação, celebrado com o Município de Palmela, desde 1996, tem dinamizado um trabalho de divulgação e desenvolvimento da arte da dança, através de cursos de formação, workshops, seminários, criação e apresentação de espetáculos, entre outras iniciativas relacionadas com a Dança Contemporânea, em estreita colaboração com a comunidade, em particular a educativa.
Da atividade regular deste equipamento destacam-se o Fantasiarte (Projeto de Educação pela Arte), a Semana da Dança, a Festa do Sapateado e a Eleição da Rainha das Vindimas.
Concluído processo de classificação do Cineteatro S. João como Monumento de Interesse Público
Está concluído o processo de classificação do Cineteatro S. João, em Palmela, como Monumento de Interesse Público e a fixação da respetiva Zona Especial de Proteção (ZEP), que visa salvaguardar o seu enquadramento arquitetónico e a sua ligação visual com o tecido urbano próximo e, em especial, com o Largo de S. João. A portaria 740-BR/2012, de 13 de dezembro de 2012, que classifica o Cineteatro S. João, foi publicada em Diário da República a 24 de dezembro de 2012 (D.R. 2º série, n.º248) e encontra-se aqui link para DRCineteatroSJoao.pdf.
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/13027273/
Cine-Teatro S. João integra Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses
O Cine-Teatro S. João, em Palmela, foi credenciado pelo Ministério da Cultura, no dia 9 de setembro, na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).
Este edifício emblemático do Município integra, agora, uma rede composta por 81 entidades artísticas e equipamentos culturais que passarão a beneficiar de uma oferta de qualidade e diversificada, com a circulação de obras artísticas em território nacional, o aumento do número de co-produções entre entidades, bem como a valorização e qualificação de recursos humanos especializados.
A RTCP constitui um instrumento de combate às assimetrias regionais, para o fomento de coesão territorial no acesso à cultura e às artes, de responsabilidade partilhada entre Estado, autarquias e entidades independentes.
Localização:
Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral
2950-204 Palmela
GPS: N38° 34' 16,465'' | W8° 54' 6,878''
Contatos:
T: 21 233 66 30 F: 21 233 66 31
E-mail: cultura@cm-palmela.pt