Fórum Turismo Palmela 2018: Encontro aborda práticas de sucesso nas áreas do Turismo e Património Cultural

Forum turismo 1 1024 2500
26 Novembro 2018

O Cineteatro S. João, em Palmela, recebe, no dia 6 de dezembro, entre as 9h30 e as 17h00, mais uma edição do Fórum Turismo Palmela, uma iniciativa da Câmara Municipal de Palmela, com o apoio da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e da Rota de Vinhos da Península de Setúbal. “Turismo e Património Cultural – Valorização dos Territórios”, com a partilha de exemplos e boas práticas de sucesso nesta área é o tema central do evento, numa altura em que se assinala o Ano Europeu do Património Cultural.

Em debate, estarão projetos de várias regiões do país, com diferentes missões, identidades e desafios, mas que possuem entre si o mesmo fio condutor: criar valor para as populações e territórios de referência, através da cultura e do património e criar turismo sustentável.
Motivar e valorizar, através de exemplos de sucesso, o trabalho dos profissionais nas áreas de património, cultura e turismo; divulgar atividades culturais que, através da inovação e da criatividade conseguem atrair públicos diversificados e promover estratégias e desenvolvimento local que contribuam para a valorização do património cultural, através da oferta de produtos de turismo sustentável, são alguns dos objetivos do Fórum.
Organizado em dois painéis - “Turismo como fator de valorização cultural dos territórios” e “O Caminho de Santiago – Perspetivas de Desenvolvimento Turístico-Cultural”, o Fórum integra, entre outras comunicações, “Idanha a Nova – Cidade Criativa da Música”, por Paulo Longo, da Câmara Municipal de Idanha a Nova; “Guimarães – Paços do Duque: de Poucos, para Muitos”, por Isabel Maria Fernandes, da Direção Regional de Cultura do Norte; “Caminho e Caminhos de Santiago: um Olhar sobre os Percursos Meridionais”, por José António Falcão da Direção Regional do Património Cultural e “Parcerias e Inovação – Fatores de Desenvolvimento do Turismo Cultural”, por Luís Miguel Calha, Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Palmela.

A participação no Fórum Turismo Palmela é gratuita. Mais informações e inscrições:
212336668 (Divisão de Comunicação, Turismo e Economia Local)
turismo@cm-palmela.pt; http://turismo.cm-palmela.pt/

Ficha de inscrição

Programa:

9h30 | SESSÃO DE ABERTURA
Secretária de Estado do Turismo, Ana Godinho*
Presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, Vitor Costa
Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro

10h00-13h00 | TURISMO COMO FATOR DE VALORIZAÇÃO CULTURAL DOS TERRITÓRIOS
Moderação: Jorge Humberto Silva | Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa

Requalificação de Espaços Públicos através da Arte Urbana
Jonas Cardoso | Câmara Municipal de Sesimbra

O Património Cultural e o Crescimento Exponencial de Setúbal no Setor do Turismo
José Fernando Gonçalves | Câmara Municipal de Setúbal

Guimarães – Paços do Duque: de Poucos, para Muitos
Isabel Maria Fernandes | DRCN - Direção Regional de Cultura do Norte

Idanha a Nova – Cidade Criativa da Música
Paulo Longo | Câmara Municipal de Idanha a Nova

13h00-14h30 | Almoço

14h30-16h45. O CAMINHO DE SANTIAGO – PERSPETIVAS DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO-CULTURAL

Moderação: Isabel Cristina Fernandes | GEsOS - Câmara Municipal de Palmela

Caminho e Caminhos de Santiago: Um Olhar sobre os Percursos Meridionais
José António Falcão | Direção Geral do Património Cultural

Turismo e Desenvolvimento Cultural – O caso do Caminho de Santiago
Carlos Costa | Universidade de Aveiro

Caminho Português da Costa
Maria José Guerreiro | Câmara Municipal de Viana do Castelo

Caminho Português da Costa - A Força do Acreditar!
Alberto Barbosa | Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo

Parcerias e Inovação – Fatores de Desenvolvimento do Turismo Cultural
Luís Miguel Calha | Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Palmela