Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Semana da Mobilidade: em setembro, caminhe para um mundo melhor!

Sm 1 1024 2500
2020/09/07

De 16 a 22 de setembro, o Município de Palmela vai, uma vez mais, aderir à Semana Europeia da Mobilidade.

Vai realizar-se um conjunto de iniciativas e atividades, como por exemplo, debates informativos e uma caminhada, com o objetivo de sensibilizar as/os cidadãs/ãos para o impacto ambiental, económico e de saúde que as suas decisões diárias de mobilidade influenciam.

A edição deste ano, com o tema inspirador “Emissões Zero, Mobilidade para todos”, pretende dar especial destaque à importância de um acesso a transportes zero emissões e à promoção de uma mobilidade autónoma.

Do programa, destaca-se a realização de dois debates, abertos à comunidade: no dia 17, em Palmela, sobre o “Regime Jurídico do Transporte Público e a nova rede de transportes no Concelho de Palmela” e dia 18, em Pinhal Novo, sobre “Mobilidade Suave e Urbanismo Tático”, onde se fará a apresentação dos planos e medidas que a autarquia já está a implementar nesta matéria.

Além de ações de sensibilização, recorde-se que o Município tem investido na mobilidade sustentável e na acessibilidade, através de intervenções e medidas permanentes que procuram promover deslocações mais ecológicas. É o caso do projeto HUB 10 - Plataforma Humanizada de Conexão Territorial - Concelho de Palmela (Troços Nascente e Sul Estrada dos Quatro Castelos) que compreende a requalificação do eixo de comunicação intermunicipal na conurbação urbana entre a EN379 e a EN10, articulando diferentes meios de transporte devidamente interligados com interfaces de transporte público, visando a melhoria das deslocações pendulares. A 2.ª fase deste intervenção - que inclui o reperfilamento da faixa de rodagem, um novo enquadramento paisagístico, a criação de uma via para peões e ciclistas e de caixas e abrigos para transportes públicos rodoviários, criando um interface em torno da EN10 e das estações ferroviárias da Penalva e de Coina – deverá começar ainda este ano e prevê-se a sua conclusão em 2021. A obra está inscrita no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano - Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PEDU-PAMUS).

Outros exemplos de intervenções da autarquia nesta matéria, são a Remodelação do Jardim José Maria dos Santos, articulação com o antigo Largo da Mitra, em Pinhal Novo Sul (a 1ª fase já se encontra concluída) e a Ligação do Largo adjacente à Rua Infante D. Henrique (antigo Largo da Mitra) à zona central de Pinhal Novo, cujo concurso para a obra está a decorrer.

A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa promovida a nível nacional pela Agência Portuguesa de Ambiente. O programa de atividades no concelho conta com a organização da Câmara Municipal de Palmela.

Programa:

Estórias da Mobilidade - Hora do Conto
Hora do Conto alusiva ao tema da mobilidade, promovida pelo Serviço Educativo da Divisão de Bibliotecas e Património Cultural e dirigida ao 1.º ciclo do ensino básico.
Veja em: www.cm-palmela.pt a partir do dia 18 de setembro

16 a 22 setembro
OAU'tocarro - Energia Sustentável
Durante a Semana da Mobilidade, o biodiesel produzido com os Óleos Alimentares Usados (OAU) recolhidos no Município ajuda a abastecer os autocarros e outras viaturas da frota municipal.

16 a 22 setembro
Curtas “A Mobilidade”
Apresentação de clips/curtas metragens sobre o tema mobilidade em locais de atendimento ao público (edifício dos Paços do Concelho)

16 a 22 setembro
Condução de bicicleta em meio urbano
Divulgação de vídeo com conselhos/boas práticas para o uso da bicicleta e a circulação na estrada em segurança e com confiança.

Assista ao vídeo aqui!

16 a 22 setembro
Boas práticas em Eco-condução
Divulgação de conselhos/boas práticas sobre eco-condução, que permitam usar o automóvel de forma mais eficiente e económica.
Consulte o folheto de boas práticas aqui. 

17 setembro | 21h00 | Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela
Debate “Transporte público rodoviário-Que oferta para o Concelho de Palmela?”
Nota: face às restrições que possam vigorar à data de evento, por motivos de saúde pública, a iniciativa poderá decorrer em formato on-line

Saiba mais aqui.

18 setembro | 21h00 | Auditório Municipal de Pinhal Novo
Debate “Mobilidade ativa e opções de urbanismo tático”
Apresentação dos planos e medidas que o Município já está a implementar nesta área
Nota: face às restrições que possam vigorar à data de evento, por motivos de saúde pública, a iniciativa poderá decorrer em formato on-line

Saiba mais aqui.

20 setembro | 9h00 | Rua Agostinho da Silva (junto ao campo de futebol do Quintajense), Quinta do Anjo
Caminhada Desportiva “Semana Europeia da Mobilidade”
Destinatários: > 6 anos
Tipo de percurso: circular
Distância: 6,7 km
Duração prevista: 3h00
Inscrição obrigatória e limitada ao n.º de participantes de acordo com a restrições em vigor à data
Info./insc.: 212 336 636 | desporto@cm-palmela.pt 

20 de setembro                                                                                                                                                                                         "Dia 20 vamos pedalar"                                                                                                                                                                                 Na Semana Europeia da Mobilidade, a Fertagus dedica este dia à bicicleta, oferecendo o transporte a quem viajar de bicicleta. Para usufruir desta campanha não é necessário qualquer inscrição prévia, basta neste dia trazer a sua bicicleta.

Organização: Fertagus.

16 a 22 setembro
"Mobilidade para todos"- Peça de teatro
Divulgação de vídeo de uma performance do grupo de teatro local "Teatro da Vila" sobre a mobilidade inclusiva.

Assista à peça de teatro aqui

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados