Município de Palmela associa-se às Jornadas Europeias do Património 2020

Jornadas 1 1024 2500
2020/09/24

O Município de Palmela associa-se às Jornadas Europeias do Património (JEP) 2020, nos dias 25, 26 e 27 de setembro, com um conjunto de iniciativas enquadradas pelo tema “Património e Educação”.

A Mostra de Trabalhos “O Castelo da minha terra”, patente ao público na Biblioteca Municipal de Palmela entre 25 de setembro e 24 de outubro, uma visita ao Parque Venâncio Ribeiro da Costa, em Palmela, com identificação de plantas e desenho livre, no dia 25, iniciativa inserida na Formação para a Comunidade, a Projeção Multimédia “Memórias da Marateca”, no dia 25, em Águas de Moura e exercícios de escrita criativa e leitura de textos pelos Criadores de Escrita, no dia 26, nas Grutas Artificiais de Casal do Pardo, em Quinta do Anjo, atividade inserida, também, na Formação para a Comunidade, compõem o programa comemorativo das JEP.

Trata-se de uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia - que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do património - coordenada, a nível nacional, pela Direção-Geral do Património Cultural.

O tema deste ano pretende sensibilizar para o papel do património na educação e vice-versa e para a riqueza e complexidade desta relação – na literatura, nas artes, nos monumentos, na dança, no teatro, na paisagem, nos jogos, nos museus, na fotografia, nos sítios arqueológicos ou na música, entre muitos outros.

A participação nas atividades, de carácter gratuito, está sujeita a inscrição prévia.

Programa:

25 de setembro a 24 de outubro | Biblioteca Municipal de Palmela
«O Castelo da minha terra» - Mostra de trabalhos da disciplina de Educação Visual de alunos do 9.º B, C e F da Escola Secundária de Pinhal Novo (ano letivo 2019/2020)
Org.: Câmara Municipal de Palmela e Escola Secundária de Pinhal Novo
Horário: 3.ª a 6.ª feira - 10h00 às 19h00
Sábado - 14h00 às 19h00
Encerra aos domingos, 2.ªs feiras e feriados.
Informações: 212 336 632 | bibliotecas@cm-palmela.pt

25 de setembro | 15h00 às 17h00 |Parque Venâncio Ribeiro da Costa, Palmela
Visita ao Parque com identificação de plantas e desenho livre
Limitada a 15 participantes. Ponto de encontro, junto ao anfiteatro do parque. Informações e inscrições: formacao.comunidade@cm-palmela.pt | Biblioteca Municipal de Palmela | 212 336 632
Org.: Grupo das Plantas e Câmara Municipal de Palmela

25 de setembro | 22h00 | Fachada do edifício da EB1 de Águas de Moura
Noites na Fonte: Memórias da Marateca
Projeção multimédia (video mapping).
Inscrições obrigatórias. Lugares limitados. Reservas: 935321218
Org: Câmara Municipal de Palmela

26 de setembro | 10h00 às 12h00 | Grutas Artificiais de Casal do Pardo, Quinta do Anjo
Exercícios de escrita criativa e leitura de textos pelos Criadores de Escrita
Limitado a 15 participantes. Necessário caderno de escrita e um assento a gosto.
Informações e inscrições: formacao.comunidade@cm-palmela.pt |Biblioteca Municipal de Palmela | 212 336 632
Org.: Grupo Criadores de Escrita e Câmara Municipal de Palmela

JEPS 2020