Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

2018

  • DESTAQUE… 2018 – LER Para VER
    OUTUBRO – o bom gigante amigo
    A história:
    O GGG é um gigante simpático e foforucho. Na verdade, é o único grande gigante gentil no País dos Gigantes.
    Todos os outros gigantes são brutamontes bestialmente brutos, e agora o GGG e a sua amiga Sofia têm de os impedir de devorar pequenos cereais humanos - com a ajuda de Sua Majestade, a Rainha de Inglaterra.

    gigante

    O Autor:
    Roald Dahl (1916-1990) nasceu no País de Gales, filho de pais noruegueses. Durante a II Guerra Mundial foi piloto da RAF (Royal Air Force). Foi casado duas vezes e teve 5 filhos.
    Começou a escrever em 1942. O seu primeiro livro para crianças foi "Gremlins" mas as suas obras para crianças mais famosas são Charlie e a Fábrica de Chocolates, Matilda, e James e o Pêssego Gigante.
    Teve sucesso como escritor de contos macabros para adultos, com mais de 60 contos, alguns publicados só após a sua morte. The Smoker foi adaptado para um dos episódios de Hitchcock Apresenta e para o filme de Tarantino Quatro Quartos (1995). Fundou a Roald Dahl’s Marvellous Children’s Charity para investigação nos campos da neurologia e hematologia. Em 2008 foi inaugurado o The Roald Dahl Funny Prize: um prémio anual para autores de ficção humorística infantil.

    O Filme:
    Desde a trágica morte dos pais que Sophie (Ruby Barnhill) vive num orfanato administrado por uma governanta malvada. O seu coração é triste e solitário e ela sonha encontrar alguém a quem possa chamar família. Numa noite igual a tantas outras, encontra um gigante (Mark Rylance) de sete metros de altura que, apesar da sua aparência aterradora, possui um coração gentil, razão pela qual sempre foi ostracizado pelos da sua espécie. Ao compreender a solidão de Sophie, ele decide levá-la consigo para o seu país. Porém, naquele lugar perigoso, a menina tem de se manter longe dos olhares dos outros gigantes que, como todos sabemos, gostam de comer crianças. Os dois tornam-se amigos inseparáveis e, quando percebem que os outros planeiam assaltar as cidades para comer todas as crianças que as habitam, decidem que têm de fazer algo para o evitar…

    gigante

     

    Lançamento: 2016
    Direção: Steven Spileberg

  • DESTAQUE… 2018 – LER Para VER
    SETEMBRO – Capuchinho Vermelho
    A história:

    Conto de fadas clássico, de origem europeia do século XIV. O nome do conto vem da protagonista, uma menina que usa um capuz vermelho. Publicada pela primeira vez pelo francês Charles Perrault, e depois pelos Irmãos Grimm (da versão mais conhecida), o conto sofreu inúmeras adaptações, mudanças e releituras e da cultura popular mundial, e uma das fábulas mais conhecidas de todos os tempos. Conta a história de uma menina que na sua inocência acredita na bondade do lobo mau.

    capa1png

    O Filme:
    Quando todos pensavam que conheciam de cor e salteado a história do Capuchinho Vermelho, chega "A Verdadeira História", em que a Avozinha não é tão frágil como parece e o Lobo até pode nem ser tão mau como o pintam.

    Tudo começa com a polícia a ser chamada a casa da Avozinha onde, aparentemente, um lenhador tentou atacar um lobo que se fazia passar pela velhota para devorar o Capuchinho Vermelho.
    Mas durante o interrogatório, o detective descobre que todos contam histórias diferentes. Em comum, o facto de todas estarem aparentemente relacionadas com o misterioso roubo das receitas de culinária.

     

    certo

    Lançamento: 2005
    Direção: Cory Edwards e Todd Edwards

  • DESTAQUE… 2018 – LER Para VER
    AGOSTO – As aventuras de Tom Sawyer

    A história:
    Tom vive com a sua tia Polly e o seu meio-irmão Sid na cidade de St. Petersburg, nas margens do Mississípi.
    Em várias tropelias e aventuras, Tom e os seus amigos procuram tesouros em casas assombradas, escondem-se numa ilha deserta e anseiam ser piratas e ladrões.
    E quando Tom e Huck visitam à noite um cemitério, pois crêem que tal passeio é uma cura milagrosa para as verrugas, e testemunham um assassinato, não têm outro remédio senão fugir de St. Petersburg.Obra clássica de Mark Twain, As Aventuras de Tom Sawyer é um dos mais vivos retratos das aventuras da infância e da juventude e conserva a sua frescura e vivacidade. Em suma, uma obra intemporal.

    Tom

    O Autor:

    Pseudônimo de Samuel Langhorne Clemens, primeiro grande escritor do oeste dos Estados Unidos que exerceu grande influência sobre todos os escritores que se esforçaram por "descobrir a América" através de suas paisagens, das peculiaridades de seu povo e de seu folclore.
    Clemens passou a infância às margens do rio Mississipi. Perdeu o pai aos 12 anos quando começou a trabalhar para ajudar nas despesas de casa. Foi entregador, escriturário e ajudante. Aos 13 anos tornou-se aprendiz de tipografia, e depois, trabalhando como impressor, viajou por diversos estados. Aprendeu navegação no rio Mississipi tornando-se piloto fluvial. Nessa época começou a escrever textos de humor e adotou o pseudônimo de Mark Twain, termo usado pelos barqueiros, que significa "duas marcas" na verificação da profundidade dos rios.

     

    O Filme:

    Adaptação do clássico escrito por Mark Twain sobre o jovem Tom Sawyer e o seu fiel amigo Huckleberry Finn. Juntos eles tentam encontrar um tesouro escondido, mas terão que desafiar perigosos piratas. A grande fuga dá-se através do Rio Mississipi, que irá desembarcar em cavernas misteriosas onde está escondida uma fortuna com a qual os dois amigos nunca sonharam.

    Tom

    Lançamento: 1973
    Direção: Don Taylor

  • DESTAQUE… 2018 – LER Para VER

    JULHO – Alice no país das maravilhas de Lewis Carroll

    A história:

    Nas aventuras da pequena Alice, tudo é possível, tudo é maravilhoso, e na sua jornada desde que cai pela toca do coelho, a menina encontra personagens inesquecíveis e que povoam os sonhos da nossa infância, como o Coelho Branco que anda sempre atraso, o Gato de Cheshire que não pára de rir, o Chapeleiro Louco, ou a Rainha de Copas, uma monarca com muito mau feitio e especial apetência por decapitações.

     

    250x

    O autor:

    Lewis Carroll (1832-1898), pseudónimo de Charles Lutwidge Dodgson, distinguiu-se como escritor, matemático e fotógrafo. Autor de contos e poemas como Jabberwocky, obteve a consagração com Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho.

    O filme:

    painel-alice-no-pais-das-maravilhas-2x1-painel-infantil

    Alice, agora uma rapariga de 19 anos, persegue um pequeno coelho e, tal como dez anos antes, entra na magia do País das Maravilhas.
    Aí, ela vai reencontrar os seus velhos amigos: o Coelho Branco, Tweedledee e Tweedledum, a Lagarta Absolem, o Gato Cheshire e o extravagante e dedicado Chapeleiro Louco.

    Mas o reencontro não é totalmente feliz: desde a sua partida, o pequeno lugar tem vivido dias sombrios sob o jugo da Rainha Vermelha que, contra a vontade de todos, se apoderou do trono.
    O regresso de Alice parece um último reduto de esperança para todos…

    Tim Burton realiza uma espécie de sequela das histórias de Lewis Carroll.

    Lançamento: 2010

    Direção: Tim Burton

  • DESTAQUE… 2018 – LER Para VER

    JUNHO – Charlie e a fábrica de chocolate de Roald Dahl

    A história:
    As invenções do Sr. Wonka em matéria de chocolate são absolutamente espantosas. E não só de chocolate, também de outras delícias do fantástico reino das guloseimas..., tudo produzido na sua misteriosa fábrica, pois a verdade é que ninguém jamais viu entrar ou sair alguém de tal fábrica. Apesar disso, o Charlie espera vir a conseguir entrar em tão apetecível lugar. Mas como será possível?

    charlie

    O Autor:
    Roald Dahl (1916-1990) nasceu no País de Gales, filho de pais noruegueses.
    Durante a II Guerra Mundial foi piloto da RAF (Royal Air Force). Foi casado duas vezes e teve 5 filhos.
    Começou a escrever em 1942. O seu primeiro livro para crianças foi "Gremlins" mas as suas obras para crianças mais famosas são Charlie e a Fábrica de Chocolate, Matilda, e James e o Pêssego Gigante.
    Roald Dahl é um dos escritores mais vendidos do mundo.
    O seu aniversário (13 de Setembro) é comemorado em África, no Reino Unido e na América Latina

    O Filme:

    charlie2


    Willy Wonka é o excêntrico proprietário de uma fábrica de chocolate, que já não recebe visitas há 15 anos.
    Wonka decide então promover um concurso mundial para escolher o herdeiro do seu império de chocolate. Cinco crianças, entre as quais Charlie, um rapaz que vive com a família numa casa muito pobre, encontram os Bilhetes Dourados em barras de chocolate e ganham uma visita guiada com o bizarro Wonka à lendária fábrica. Charlie fica imediatamente fascinado pelo mundo do "chocolatier" e pela sua estranha personalidade.
    "Charlie e a Fábrica de Chocolate" é uma adaptação do clássico homónimo de Roald Dahl, realizada por Tim Burton.

    Lançamento: 2005
    Direção: Tim Burton

  • DESTAQUE… 2018 – LER Para VER


    MAIO – Coraline e a porta secreta de Neil Gaiman
    A história:
    Na nova casa de Coraline Jones existem vinte e uma janelas e catorze portas. Treze podem-se abrir livremente e uma está sempre fechada. Certo dia, Coraline decide investigar o que existe para lá desta porta misteriosa e descobre uma passagem secreta para outra casa exactamente igual à sua, contudo muito diferente... Nesta casa encontra uma série de coisas muito, muito estranhas, e, outros pais na aparência exactamente iguais aos seus... Esta brilhante história, referida por muitos como uma versão moderna de Alice no País das Maravilhas deu origem a uma empolgante adaptação cinematográfica.

    coraline

     

    O Autor:

    Neil Gaiman nasceu em 1960, na cidade de Portchester, Inglaterra. Desde pequeno, demonstrou sua ligação com os quadrinhos.

    Começou por trabalhar como jornalista freelancer até que em 1987 se tornou conhecido ao criar com Dave McKean a novela gráfica Violent Cases.
    Devido ao excelente acolhimento da obra, abandonou o jornalismo e em 1988 iniciou a publicação da série Sandman, que o transformou num autor de culto. A sua carreira tem sido extraordinariamente prolífica e a sua arte tem obtido um justo reconhecimento, quer do público quer da crítica, o que lhe valeu diversos prémios prestigiados.
    Alguns dos seus livros foram adaptados ao grande ecrã com grande sucesso, como é o caso de Coraline e a Porta Secreta.

    O Filme:

    coraline1


    Uma menina chamada Coraline atravessa uma porta secreta, na sua nova casa, e descobre uma versão alternativa da sua própria vida. À primeira vista, esta realidade paralela é estranhamente parecida com a sua realidade, mas muito melhor. Porém, quando esta maravilhosa aventura começa a tornar-se perigosa, Coraline dependerá da sua determinação e coragem, da cumplicidade dos vizinhos e de um gato preto que fala para salvar os seus verdadeiros pais, algumas crianças-fantasma e ainda conseguir regressar a casa.

    Lançamento: 2009
    Direção: Henry Selick

  • DESTAQUE… 2018 – LER Para VER


    ABRIL – Como treinares o teu dragão de Cressida Cowell
    A história:
    Esta é a história de um jovem Viking, Hiccup Hadoque Horrendo III, passada num tempo em que existiam dragões e durante o qual ele se tornou herói da maneira mais difícil. É importante que a leiam porque "ainda pode haver um dia em que os Heróis voltem a ser precisos. Ainda pode haver um dia em que os dragões regressem" e "quando esse dia chegar, os homens vão precisar de saber como os treinar e como os derrotar". Uma história apaixonante que já foi passada ao cinema pelo estúdio que criou o Shrek e Madagáscar e que já tem marcadas para o futuro novas aventuras com o Hiccup.

     

    dragao1

    O Autor:
    Cressida foi criada entre Londres e uma ilhazinha pouco habitada a oeste da Escócia. O nome da ilha é segredo - na verdade, o lugar era tão pequeno que poderia até mesmo não ter um nome. Lá não havia estradas, lojas ou eletricidade, apenas uma casa e a paisagem selvagem de arbustos e pássaros marinhos castigados pelo vento.

    Todos os anos, a família de Cressida passava lá quatro semanas durante o verão e mais duas na primavera. A casa era iluminada por velas, não tinha telefone nem televisão, e Cressida passava o tempo desenhando e escrevendo histórias. Foi quando nasceram os personagens que, mais tarde, dariam origem a Soluço, o mais relutante dos vikings, e seu igualmente relutante dragão Banguela.

    O Filme:


    Soluço é um adolescente viking da ilha de Berk, onde lutar contra dragões é um meio de vida. Suas opiniões avançadas e um senso de humor estranho o tornam um desajustado, apesar de seu pai ser o chefe do clã. Jogado em uma escola de combate a dragões, ele quer provar que é um verdadeiro viking, mas ao fazer amizade com um dragão machucado, ele tem a chance de mudar o futuro de seu povo.

     

    dragao

    Lançamento: 2010
    Direção: Dean DeBlois, Chris Sanders

  • DESTAQUE… 2018 – LER Para VER


    MARÇO – O sítio das coisas selvagens de Maurice Sendak
    A história:
    Max é um rapaz que está a crescer e a entrar num mundo que não consegue controlar. O pai foi-se embora; a mãe passa cada vez mais tempo com o namorado; e a irmã está a chegar à adolescência. Ele, por seu turno, refugia-se no interior do seu fato de lobo e entrega-se aos acessos de braveza de que é frequentemente acometido. Um dia, fugindo de uma discussão em casa, encontra um barco e, navegando nele, descobre uma ilha habitada por criaturas selvagens e monstruosas, de que se tornará rei.

     

    sitio

    O Autor:

    Desde 1951 concebeu mais de 90 livros infantis, uma prestigiosa trajetória que lhe valeu em 1970 o Prémio Andersen e o Prémio Laura Ingalls Wilder em 1983. Em 1996, o Governo dos Estados Unidos atribuiu-lhe a Medalha Nacional das Artes e em 2003 concederam-lhe o Prémio Internacional Astrid Lindgren de Literatura Infantil, conjuntamente com a autora austríaca Christine Nöstlinger. Estudou Pintura e Desenho no Art Students League de Nova Iorque. Conseguiu o seu primeiro emprego como ilustrador na All America Comics e em 1951 começou a trabalhar como ilustrador para a editora Harper and Brothers. Desencadeou uma autêntica revolução no panorama literário infantil pelas ideias, forma e pelo conteúdo dos seus livros. A crítica especializada classificava-o como "um dos homens mais influentes dos Estados Unidos, pois dar forma à fantasia de milhões de crianças é uma tremenda responsabilidade.
    Nasceu em 1928 e faleceu em 2012.

     

    O Filme:


    Max (Max Records) é um menino igual aos outros. Porque não compreende o mundo dos adultos, acha-se sempre vítima das suas injustiças. Depois de uma discussão mais acesa com a sua mãe é posto de castigo no seu quarto. É então que decide fugir para "O Sítio das Coisas Selvagens", uma floresta encantada, onde encontra medonhas criaturas que, tal como ele próprio, têm grande dificuldades em lidar com as suas emoções e sentimentos. Lá, ele vai tornar-se no líder das criaturas, compreendendo por fim, como é difícil conciliar os desejos e opiniões de muitas cabeças diferentes.

    Uma história sobre monstros, enormes e horríveis, que se tornam os grandes companheiros dos meninos que querem aterrorizar.

    sitio1

    Lançamento: 2009
    Direção: Spike Jonze

  • DESTAQUE… 2018 – LER Para VER

    FEVEREIRO – O livro da selva de Rudyard Kipling

    A história:
    Abandonada pelos pais no interior da selva indiana, uma criança morena e nua, ainda a dar os primeiros passos, é encontrada por uma alcateia - e logo esta se torna a sua alcateia. Mowgli, assim lhe chama a Mãe Loba, tornar-se-ia um dos seus lobitos e em breve aprenderia a conhecer todos os sussurros da erva, todo o sopro tépido da noite, todo o pio de mocho ou som de peixe no charco. O sábio urso Baloo e a pantera negra Bagheera, a poderosa jiboia Kaa e o ameaçador tigre Shere Khan são alguns dos fascinantes habitantes do mundo de perigos e deslumbramento, de excitação e de medos, de coragem e de amizade onde Mowgli irá crescer.
    Publicadas originalmente em revistas, estas inesquecíveis aventuras foram compiladas pela primeira vez em livro em 1894, numa edição que contou com ilustrações originais concebidas pelo pai do autor e que recuperamos nesta nova edição. Diversas vezes adaptado ao cinema O Livro da Selva é uma obra-prima da literatura juvenil, adotado pelo Escutismo como livro de referência e acarinhado por crianças e adultos de todo o mundo.

    livroselva

    O Autor:
    Rudyard Kipling nasceu em Bombaim, então Índia britânica, a 30 de dezembro de 1865. Iniciou a sua carreira literária em 1886 com a publicação do volume de poemas Departmental Ditties, afirmando-se rapidamente se como um dos escritores mais populares do Reino Unido, quer na poesia quer na prosa. Em 1894 lançou O Livro da Selva, que viria a consolidar-se como clássico juvenil por todo o mundo. O Segundo Livro da Selva foi publicado no ano seguinte e Kim, considerada a sua obra mais conseguida, saiu em 1901. Em 1907 tornou-se o primeiro autor de língua inglesa a receber o Prémio Nobel da Literatura e é, até hoje, o mais jovem escritor a quem foi atribuída a distinção (tinha 41 anos). Rudyard Kipling morreu em Londres, a 18 de janeiro de 1936.

    O filme:

    Depois de ter sua vida ameaçada por um temível tigre, Mogli, um menino criado por lobos, deixa o seu lar na selva e parte em uma viagem de autodescoberta, guiado por uma pantera austera e um urso alegre e independente.

    DESAFIO VER:

    mOGLI

    Lançamento: 2016

    Direção: Jon Favreau

  • DESTAQUE… 2018 – LER Para VER

    JANEIRO – Peter Pan

    A história:
    Peter Pan é um menino que se recusa a crescer, preferindo a vida infantil cheio de aventuras mágicas.

    Peter Pan tem como seu inimigo o Capitão Gancho, que procura vingança por ter perdido uma de suas mãos.

     

    CapaPeter

    O Autor:
    James Matthew Barrie nasceu em Kirriemuir, na Escócia, em 1860, o nono entre os dez filhos do casal David e Margaret.
    Aos sete anos sofreu um trauma muito forte com a morte do seu irmão David e a decorrente depressão da mãe.
    Quando completou treze anos, foi estudar na Glasgow Academy e, posteriormente, na Dumfries Academy, onde entrou em contato com os clássicos da literatura, antes de ingressar na Universidade de Edimburgo. Durante o período universitário, tornou-se crítico de teatro e passou a fazer parte de um grupo de debates, experiência que o ajudou a superar a timidez. Graduou-se em 1882 e três anos depois, após um breve período escrevendo para o Nottingham Journal, mudou-se para Londres, onde passou a publicar artigos e contos, sempre carregados de humor.
    Morreu de uma pneumonia em 1937.

    O Filme:


    Abordando uma nova visão sobre a origem dos personagens clássicos criados por J.M. Barrie, o filme conta a história de um órfão que se transporta para a mágica Terra do Nunca. Lá, ele encontra diversão e perigos para, finalmente, descobrir o seu destino – se tornar o herói que será conhecido para sempre como Peter Pan.

    Lançamento: 2015
    Direção: Joe Wright

     

    Peter1

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados