Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

ODS: Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

ODS

Os ODS sucedem aos Objetivos do Milénio (ODM), alargando os desafios que devem ser abordados para erradicar a pobreza e abarcar um vasto leque de tópicos interrelacionados, nas dimensões económica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas é constituída por 17 ODS e foi aprovada em setembro de 2015 por 193 membros, resultando do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

Os ODS e a Agenda 2030, adotados pela quase totalidade dos países do mundo, no contexto das Nações Unidas, definem as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procuram mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns. São 17 ODS, em áreas que afetam a qualidade de vida de todos os cidadãos do mundo e daqueles que ainda estão para vir.

Podemos identificar grandes áreas gerais:

  • Pessoas - referentes à erradicação da pobreza e fome, da promoção da dignidade e da igualdade;
  • Planeta – incidindo sobre o consumo e produção sustentáveis, o combate à mudança climática e à gestão dos recursos naturais;
  • Prosperidade – no que diz respeito à realização pessoal, ao progresso económico e social;
  • Paz – sociedades pacíficas, justas e inclusivas, livres do medo e da violência;
  • Parcerias – relativamente à integração transversal, à interconexão e à mobilização conjunta em prol dos mais vulneráveis.

ODS_porextenso

 

ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE MUNICIPAL

Os municípios têm um papel decisivo a desempenhar na prossecução dos ODS.

Os ODS são uma oportunidade para os municípios melhorarem projetos estratégicos existentes e implementarem novas ações com vista a contribuir para a qualidade de vida dos munícipes e para as metas nacionais e mundiais.

Em Palmela, o processo de concretização e localização da agenda 2030 está a ser feito em parceria com o CESOP Local – Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa através da elaboração de um Índice de Sustentabilidade Municipal que permite a cada município obter o diagnóstico do seu território concretizado em cada um dos 17 ODS e cada uma das metas e indicadores analisados.

Índice de Sustentabilidade Municipal 2019

Índice de Sustentabilidade Municipal 2018

 

PROJETO RUMO A 2030

O projeto “RUMO A 2030 - Campanha para a Promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global” está a ser implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr no âmbito da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD) – que envolve atualmente cerca de 20 municípios, entre os quais Palmela, capacitando os técnicos e decisores políticos sobre a nova Agenda 2030 e o papel transformador da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global.

O projeto, financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, está estruturado em torno de 3 grandes resultados: capacitação (de técnicos municipais e agentes educativos), sensibilização e mobilização.

No âmbito deste projeto, os municípios encontram-se a implementar campanhas dirigidas aos munícipes para promover a adoção de atitudes e comportamentos que tornem o desenvolvimento sustentável uma realidade.

Site: www.rumoa2030.pt 

 

1 2 3

 

Fonte: https://www.ods.pt 

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados