Câmara de Palmela Reafirma Urgência na Construção das Variantes
Palmela é o maior concelho da Península de Setúbal, atravessado por quatro autoestradas (A2, A6, A12, A13) e várias estradas nacionais (EN4, EN5, EN10, EN252, EN379, EN379-2), que fazem a ligação entre o Norte e o Sul do País, entre Lisboa e o Sul e entre Lisboa e Espanha, o que o coloca numa situação particularmente delicada em matéria de segurança rodoviária. Este facto tem sido, aliás, objecto de alertas da Câmara Municipal e dos Bombeiros Voluntários de Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura, confrontados com a necessidade de frequentes intervenções de socorro.
Os dados agora disponibilizados vêm confirmar as preocupações da Câmara Municipal em matéria de segurança rodoviária e reforçar a necessidade de garantir, com urgência, a construção das variantes às estradas nacionais 252 e 379, que cruzam o território concelhio e atravessam os seus principais centros urbanos – Pinhal Novo, Palmela e Quinta do Anjo. De uma breve análise ao relatório síntese, conclui-se que os acidentes em estradas nacionais e autoestradas no território do concelho de Palmela causaram sete das 11 vítimas mortais e 12 dos 16 feridos graves.
No período em apreciação, a freguesia de Palmela regista o maior volume de acidentes (74), não sendo alheio o facto de comportar no seu território, as estradas nacionais 252 e 379 e 379-2 e a A2 e a A12. A freguesia de Pinhal Novo e, particularmente a sua sede, é ser atravessada pela EN252, uma via cada vez mais utilizada como alternativa à A2, no troço entre Montijo e Setúbal, sobretudo por trânsito pesado. A Câmara Municipal de Palmela propôs, aliás, que o pagamento de portagem neste percurso da autoestrada fosse suspenso até à construção da variante à EN252, medida que foi rejeitada. A variante à EN252 foi agora possível protocolar com diversas entidades no âmbito dos novos investimentos previstos para a região, obra que a Câmara Municipal considerou fundamental para o reforço da segurança rodoviária e, simultaneamente, para não sobrecarregar as vias existentes com um previsível aumento de tráfego.
A Câmara Municipal tem construído uma política de prevenção da sinistralidade e reforço da segurança rodoviária direccionada para a melhoria das condições de mobilidade dos peões e circulação de veículos.
Nesse sentido, em 2008, após a autorização necessária das Estradas de Portugal, a Autarquia procedeu à colocação de candeeiros de iluminação de passadeiras nas estradas nacionais 379, na zona urbana de Quinta do Anjo; 379-2, na zona urbana de Olhos de Água; 379-2, na zona urbana da Lagoinha; 252, na Volta da Pedra. Foram instalados semáforos detectores de velocidade na EM 533, na zona urbana do Poceirão. Foi marcada diversa sinalização horizontal, de que se destaca a pintura e/ou repintura de 70 passadeiras; pintura de 15 Stop’s em vários cruzamentos; pintura de 20 grupos de bandas cromáticas nas zonas de aproximação às passadeiras; repintura de 10 passadeiras sobreelevadas. De igual forma se procedeu à colocação, reposição e reparação de diversa sinalização vertical (cerca de 350 sinais). As estradas e caminhos municipais também têm sido objecto de um investimento prioritário do Município, designadamente, na pavimentação e arranjo das vias com maior volume de tráfego.
Ainda no domínio do reforço da segurança rodoviária no concelho, a Câmara Municipal contratualizou com promotores privados a construção de um conjunto de três rotundas na freguesia de Palmela, que abrangem a EN 379 e a sua intersecção, em dois pontos, com a EN252, na Volta da Pedra. Foi também da iniciativa municipal que resultou a construção por um promotor privado da rotunda na EN 252, junto às portagens de Palmela.