Chafariz D. Maria I classificado como Monumento de Interesse Público

Além da classificação, a Portaria fixa a Zona Especial de Proteção (ZEP), que tem como objetivo assegurar a proteção do Chafariz e da sua envolvente imediata, bem como a relação visual com o conjunto urbano em que se insere. Cumpridos os procedimentos de audição dos interessados, é, agora, formalizada a classificação do Chafariz – já classificado como imóvel de interesse municipal desde 2008 – de acordo com os critérios previstos no art.º 17º da Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro.
Mandado construir por D. Maria I em 1792, o Chafariz é uma peça de grande valor arquitetónico que marca, de forma emblemática, uma das entradas da vila sede de concelho. Típico exemplo de chafariz de inspiração barroca, o monumento apresenta um frontão onde se destacam o brasão de D. Maria I e a heráldica da vila.
Em 2011, o Chafariz foi alvo de uma intervenção profunda, no âmbito do Programa de Recuperação e Dinamização do Centro Histórico de Palmela, cofinanciada pelo QREN, através do PORLisboa, regulamento específico Política de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana.