Projeto inovador das Bibliotecas Públicas de Palmela apresentado em colóquio nacional

O projeto de gestão das ofertas, desenvolvido pela Rede Municipal de Bibliotecas Públicas do Concelho de Palmela, foi um dos cinco selecionados para ser apresentado no colóquio "Três Décadas de Bibliotecas Públicas", a decorrer a 22 de outubro, na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto.
Iniciativa da BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, este colóquio dá continuidade às comemorações dos trinta anos do lançamento da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e pretende refletir sobre o passado mas, também, sobre o futuro das bibliotecas, destacando a importância da inovação, num período dominado pela tecnologia. O caso de Palmela integra os cinco projetos selecionados como exemplo de boas-práticas a partilhar com os profissionais da área. Os participantes do seminário votarão, depois, durante o colóquio, para eleger o projeto do ano.
Várias pessoas e entidades oferecem livros às bibliotecas - livros que já não interessam, para os quais não há espaço, livros deteriorados. A gestão destas ofertas constitui um desafio, que o Município encarou como uma oportunidade para fortalecer a relação com a comunidade e o seu cariz social. Depois de analisados e selecionados, cerca de 20% dos livros oferecidos passam a integrar o fundo documental da Rede de Bibliotecas, enquanto os restantes 80% têm sido canalizados para as bibliotecas escolares, para projetos como o Bookcrossing ou para apoio a projetos de cariz social, como o "Papel por Alimentos", que reverte a favor do Banco Alimentar contra a Fome, o "Ler dá + saúde" (Plano Nacional de leitura - Centro de Saúde de Palmela), o envio pontual para países dos PALOP ou a oferta a instituições de ensino superior e formação (no caso de publicações com interesse académico). Foi criada, também, uma banca de oferta de livros aos utilizadores das bibliotecas, que ganhou uma dinâmica própria, tendo sido apropriada pelos utilizadores, que começaram a deixar novos livros para partilharem.