Mostra España 2017: Cultura espanhola mostra-se em Palmela com dois concertos no Cine-teatro S. João

Em outubro, o Cine-teatro S. João, em Palmela, acolhe dois espetáculos musicais, no âmbito da Mostra España 2017. No dia 7, às 21h30, atuam os Fetén-Fetén, duo de Burgos composto pelos músicos Jorge Arribas e Diego Galaz (o espetáculo integra o programa do curso “As Fortalezas abaluartadas na História e na Arte Portuguesa”, que assinala o Dia Nacional dos Castelos) e a 21 de outubro sobem ao palco os Entrequatre, quarteto de guitarras que integra Carlos Cuanda, Jesús Prieto, Manuel Ángel Paz e Roberto Martínez-Vigil.
A Mostra España é um projeto bienal, promovido em Portugal pela Secretaria de Estado da Cultura do Ministério de Educação, Cultura e Desporto espanhol.
Dar a conhecer entre nós alguns dos principais aspetos da cultura espanhola, colaborando com entidades e organismos culturais portugueses, é o objetivo central da iniciativa, que está a decorrer entre 28 de setembro e 11 de fevereiro de 2018. À semelhança de edições anteriores, o Município de Palmela é entidade parceira da Mostra España 2017, proporcionando à população do concelho de Palmela o contacto com outras realidades e influências culturais.
Concerto FETÉN – FETÉN
Jorge Arribas y Diego Galaz
7 de outubro
Cine-teatro S. João, Palmela, 21h30
Os primeiros compassos deste duo de Burgos (Espanha), composto por Jorge Arribas e Diego Galaz, ouviram-se em 2009 quando esta dupla de músicos decide criar a banda sonora das influências e memórias das suas vidas.
As suas composições levam-nos por ritmos de dança, fox-trot, vals, chotis, seguidillas ou habaneras, interpretadas com instrumentos invulgares como o bandolim, o serrote, asa de abutre ou o chocalho. Daí os títulos dos seus últimos trabalhos: Bailables (2014) e Cantables (2016), que incluem composições de grande originalidade.
As suas diversas encenações aliam iniciativas tais como os Concertos didáticos e familiares “La fabulosa historia del violín trompeta” e o projeto “Museos Fetén”, participando no programa familiar do Museo del Prado e no Museo Nacional de Escultura de Valladolid, entre outros.
Concerto ENTREQUATRE
Iberia-América em Cordas
Música espanhola, portuguesa e ibero-americana para quarteto de guitarras
Carlos Cuanda, Jesús Prieto,Manuel Ángel Paz e Roberto Martínez-Vigil
21 de outubro
Cine-teatro S. João, Palmela, 21h30
Esta formação musical, composta por quatro guitarristas que juntaram os seus caminhos em 1989, converteu-se num grupo de referência na área da interpretação musical contemporânea e no desenvolvimento de projetos de cooperação e de integração das artes, como Gitaretnias ou Tierras Juntas.
EntreQuatre destaca-se pelo seu empenho em impulsionar a criação de novas obras para quatro guitarras, chegando a estrear mais de cinquenta, entre as quais é preciso destacar o Segundo Concierto para 4 guitarras y Orquesta de Flores Chaviano, em janeiro de 2016. Esta atividade foi complementada com a realização de numerosas tournées pela Europa, pelos Estados Unidos, pela América Latina, pela Índia e pela África do Sul.
O seu percurso inclui muitos prémios, tendo obtido inclusivamente, em 2009, uma nomeação nos Grammys Latinos pela interpretação da obra “4 Asimetrías” de Orlando Jacinto García.