Aprovado voto de pesar pelo falecimento de Francisco Reisinho

O Município de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de dia 18 de dezembro, um voto de pesar pelo falecimento de Francisco Reisinho, a 16 de dezembro, vítima de doença súbita.
Natural de Palmela, Francisco Reisinho esteve sempre ligado à columbofilia, dirigindo a Sociedade Columbófila de Palmela durante três décadas.
Já este ano, a 1 de junho, Dia do Concelho, foi homenageado pelo Município, com a Medalha Municipal de Mérito (Grau Ouro) na área do Associativismo e Cidadania.
Transcreve-se, abaixo, o texto integral do voto de pesar:
«Francisco Manuel Cardoso Fernandes Reisinho faleceu no dia 16 de dezembro, na vila que o viu nascer, vítima de doença súbita.
Ligado desde sempre à columbofilia - a sua grande paixão - foi fundamental para a reabertura e instalação da Sociedade Columbófila de Palmela, entre 1974 e 75. Assumiu funções de direção nesta coletividade durante três décadas, e até ao fim, e participou na fundação da sua nova sede. O seu trabalho empenhado de promoção da modalidade ultrapassou as fronteiras do Concelho, tendo assumido o lugar de Vice-Presidente da Assembleia Geral da Associação Columbófila do Distrito de Setúbal entre 2010 e 2014 e de Presidente do Conselho Técnico entre 2017 e 2019. Participou em iniciativas desportivas em Portugal e Espanha e procurou elevar a columbofilia e promovê-la junto de outros públicos e faixas etárias, por exemplo, a comunidade escolar.
Discreto e cordato, foi uma figura constante e acarinhada no movimento associativo local, tendo passado, também, pelo Palmelense Futebol Clube, como Tesoureiro Adjunto.
A Comissão Columbófila do Distrito de Setúbal prestou-lhe homenagem no dia 6 de janeiro deste ano e, a 1 de junho, Dia do Concelho de Palmela, o Município atribuiu-lhe a Medalha Municipal de Mérito (Grau Ouro) na área do Associativismo e Cidadania.
Reunida a 18 de dezembro de 2019, a Câmara Municipal de Palmela expressa o seu profundo pesar pelo desaparecimento de Francisco Manuel Cardoso Fernandes Reisinho e endereça à sua família e à Sociedade Columbófila de Palmela sentidas condolências».