Centro Cultural de Poceirão expõe brinquedos de Hélder Esdras Martins

A “Exposição de Brinquedos: Mobilidade Móvel” pode ser visitada até 26 de julho, no Centro Cultural de Poceirão. A Mostra vai dar a conhecer um conjunto de brinquedos de mobilidade móvel (carrinhos, triciclos, quadriciclos e trotinetas), que fazem parte do espólio do colecionador Hélder Esdras Martins e percorrem um período temporal de 1940 a 1991. A iniciativa terá continuidade no último trimestre deste ano, com uma nova exposição de brinquedos do espólio do colecionador, de mobilidade estática (cavalos de baloiço).
Hélder Esdras Martins, natural de Pinhal Novo, dedica-se, desde os 16 anos, ao colecionismo. Numa viagem a França, apaixonou-se pela temática dos brinquedos, ao visitar uma exposição. Atualmente, possui cerca de 10 mil peças, numa coleção que integra os mais variados tipos e origens de brinquedos, desde o século XIX. Tem participado em congressos, jornadas e exposições, representando Portugal em diversos países.
Com entrada livre, a “Exposição de Brinquedos: Mobilidade Móvel” vai poder ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 22h30, e ao sábado, das 14h00 às 24h00.
Entretanto, até 28 de junho, não deixe de visitar também, na Galeria da Biblioteca Municipal de Palmela, a Exposição “Brincar com a Música” e conhecer outra faceta da coleção de Hélder Esdras Martins, os brinquedos musicais. Igualmente com entrada livre, pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 19h00, e ao sábado, das 14h00 às 19h00 (encerra aos feriados) e integra o “Palmela é Música”, processo de candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Música.
As duas exposições são organizadas pela Câmara Municipal de Palmela.