Investimento superior a 2.5 M Euros: Empreitada de Regularização da Ribeira da Salgueirinha arranca no dia 6

No dia 6 de junho, quinta-feira, às 18h00, a Câmara Municipal de Palmela dá início à empreitada de Regularização da Ribeira da Salgueirinha – troço de Pinhal Novo, com a cerimónia de lançamento da primeira pedra, que contará com a presença do Presidente da Câmara, Álvaro Balseiro Amaro, e do Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde. A cerimónia terá lugar no início da rua da Cooperativa União Novense, junto ao Parque de Estacionamento Nascente do Mercado Mensal de Pinhal Novo.
Esta empreitada, no valor de 2.556.012,85 euros, abrange uma extensão de cinco quilómetros, entre a zona de confluência da Ribeira do Alecrim e a Barragem da Brejoeira e pretende prevenir inundações na vila de Pinhal Novo e na respetiva bacia hidrográfica, repor as condições naturais de drenagem pluvial e potenciar a requalificação da paisagem.
Os trabalhos são comparticipados em 85% pelo Fundo Ambiental (Agência Portuguesa do Ambiente - APA), cabendo o remanescente ao Município, que assumiu, também, a responsabilidade do desenvolvimento do processo, procurando acelerar uma solução que vinha sendo reivindicada há largos anos pela população e pelas autarquias locais. O contrato de financiamento do projeto foi celebrado entre o Município e o Fundo Ambiental em março de 2017 e a adjudicação da empreitada foi aprovada em novembro de 2018. O início da obra ficou, então, pendente do visto do Tribunal de Contas, que chegou no final de maio.