PME Excelência 2019: Empresas premiadas em Palmela crescem

O concelho de Palmela teve, este ano, 15 empresas distinguidas com o estatuto de PME Excelência, atribuído pelo IAPMEI, mais quatro que em 2018. As empresas que receberam este “selo” distribuem-se um pouco por todo o concelho e por áreas de atividade tão distintas como os vinhos, construção, saúde, transportes, entre outras.
Na reunião descentralizada de 23 de maio, a Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, uma saudação às empresas do concelho distinguidas como PME Excelência, como forma de reconhecimento do seu contributo para a promoção e desenvolvimento do território e para o posicionamento económico de Palmela. Transcreve-se, abaixo, o texto integral da saudação:
«Uma vez mais, foi divulgada, pelo IAPMEI, a lista das empresas premiadas com o estatuto de PME Excelência.
O Estatuto PME Líder foi lançado pelo IAPMEI, em 2008, no âmbito do programa FINCRESCE, com o objetivo de distinguir empresas com perfis de desempenho superiores, conferindo-lhes notoriedade e criando-lhes condições otimizadas de financiamento para desenvolver as suas estratégias de crescimento e de reforço da sua base competitiva.
As empresas PME Excelência são selecionadas a partir do universo das PME Líder. Há um exigente leque de critérios, que vão desde a autonomia financeira, à rendibilidade líquida, aos ativos, volume de negócios e seu crescimento, entre outros, obtendo assim o estatuto PME Excelência, que tem como objetivo conferir notoriedade às PME, num reconhecimento do seu mérito e do seu contributo para os resultados da economia.
O IAPMEI, em parceria com o Turismo de Portugal (no caso das empresas de Turismo), o Sistema Nacional de Garantia Mútua e os (10) principais bancos a operar em Portugal, homenagearam, uma vez mais, as melhores PME portuguesas, que se evidenciaram pelos seus desempenhos e indicadores de gestão.
Trata-se de um selo de reputação que permite às empresas distinguidas relacionarem-se com a sua envolvente - fornecedores, clientes, sistema financeiro e autoridades nacionais e regionais - numa base de confiança, facilitadora do desenvolvimento dos seus negócios. Para empresas exportadoras e com ambição internacional, o estatuto PME Excelência é particularmente relevante, constituindo um fator de diferenciação e uma garantia da solidez e idoneidade das empresas.
O estatuto PME Excelência tem a validade de um ano.
Este ano, o concelho de Palmela teve 15 empresas com o estatuto de PME Excelência (o ano passado tinha tido 11 e no ano anterior 9) e são elas:
Casa Ermelinda Freitas - Vinhos, S.A.
Concremat - Préfabricação e Obras Gerais, S.A.
Cronotécnica Electrónica S.A.
Farmaires, Lda.
Ibrahim & Hassam, Lda.
Injecção e Serigrafia de Plásticos Técnicos, Lda.
IRRIMAC - Importação, Distribuição e Montagem de Equipamentos, Lda.
Leanwork - Projectos de Engenharia, Lda.
Obras Públicas e Transportes Sul do Save Unip., Lda
Ozec - Equipamentos Industriais, Lda.
Palvidas - Transporte de Doentes Lda
Resibras - Companhia Portuguesa de Resinas para Abrasivos, S.A.
Transportes João Marques Carreira & Filhos, Lda.
Viduplo - Transformação e Comercialização de Vidro e Similares, Lda.
Vitor Fernandes - Queijaria Artesanal, Lda.
Reunida no Grupo Desportivo da Volta da Pedra, a 23 de maio de 2019, a Câmara Municipal de Palmela saúda cada uma das empresas PME Excelência, sublinhando o seu contributo inestimável para a promoção e desenvolvimento do nosso território e para o posicionamento económico de Palmela na Europa e no mundo».