Voto de Pesar - Jaime Gomes Oliveira

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião realizada a 21 de agosto, um voto de pesar pela morte de Jaime Gomes Oliveira, conhecido por Ti Jaime em Cabanas, onde manteve em funcionamento, ao longo de décadas, uma loja histórica, que foi ponto de encontro de muitas gerações e uma referência da localidade.
Transcreve-se, abaixo, o texto integral do voto de pesar:
«Faleceu, no dia 22 de julho, aos 92 anos de idade, Jaime Gomes Oliveira - o Ti Jaime, como era conhecido em Cabanas, freguesia de Quinta do Anjo, onde nasceu e viveu toda a sua vida.
Considerado um pilar da comunidade, era amplamente reconhecido pela loja com o seu nome, uma das mais antigas do Concelho de Palmela. O estabelecimento, localizado na rua principal de Cabanas, terá sido fundado pelo seu pai, Francisco Marques Oliveira, nos anos 20 do século passado, e ao longo de quase cem anos, procurou adaptar-se às necessidades e novidades, assumindo-se como local incontornável de abastecimento, passagem e troca de informação.
Em tempos, contou com adega e padaria, e noutras épocas, os cereais eram moídos no local, num moinho mecânico, para revenda como farinha ou ração para animais. Comercializou, ainda, loiça de barro, cimento, palha, rações e adubos e manteve, até ao fim, as valências de loja de ferragens e mercearia, um antigo posto móvel de gasolina de mistura e um espaço onde funcionava uma pequena taberna.
Local privilegiado na localidade para a partilha de notícias, contou com a primeira banca de jornais e esteve associado, também, a atividade da resistência antifascista.
Apesar dos novos hábitos de consumo e de comunicação, tão diferentes da confraternização entre vizinhança que marcava a vida das comunidades há um século atrás, a Loja do Jaime foi ponto de encontro e uma referência da localidade de Cabanas.
O Município reconheceu o papel inestimável desta loja histórica através da atribuição a Jaime Gomes Oliveira, a 1 de junho de 2017, da Medalha Municipal de Mérito (grau Ouro), na área da Economia e Comércio Tradicional.
Reunida na Biblioteca Municipal de Palmela a 21 de agosto de 2019, a Câmara Municipal de Palmela lamenta o falecimento de Jaime Gomes Oliveira, endereçando sentidas condolências à sua família».