Centro de Testes à COVID-19 com novas instalações

O Centro de Testes à COVID-19 e o ADR - Atendimento a Doentes Respiratórios, que servem os concelhos de Palmela, Setúbal e Sesimbra, funcionam, desde dia 23 de novembro, em novas instalações, no Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal.
Estas valências funcionavam, anteriormente, no edifício da UCSPSS - Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de São Sebastião, em Vale do Cobro (Setúbal). Com esta transferência, será possível responder de forma mais rápida e eficaz ao aumento da procura por parte de doentes com problemas respiratórios e de pessoas que precisam de fazer o teste à COVID-19.
O novo espaço integra uma área de receção, sala de espera, três gabinetes de enfermagem (onde é realizada a triagem dos doentes), seis gabinetes médicos, uma sala de colheitas e um laboratório de testes. Está ainda dotado de um parque de estacionamento e acesso próprio, pela Rua da Azinhaga dos Trabalhadores, de utilização exclusiva das/os utentes.
O Centro de Testes funciona de segunda-feira a sábado, das 14h00 às 19h00, com técnicas/os do Laboratório Germano de Sousa. O teste só pode ser realizado mediante triagem obrigatória através da Linha Saúde 24 e pelas/os médicas/os de família e marcação para os números de telefone 966 501 091 ou 966 512 191.
O ADR está, para já, em funcionamento de segunda-feira a domingo, das 14h00 às 20h00. As/os doentes com queixas do foro respiratório devem dirigir-se diretamente ao novo ADR. No caso de se terem deslocado primeiro ao Centro Hospitalar de Setúbal, serão encaminhadas/os para este serviço se, no momento da triagem, lhes tiver sido atribuída a pulseira verde ou azul.
Crédito fotográfico: Município de Setúbal