Programa de Apoio Económico e Social COVID-19: IPSS e coletividades isentas de tarifas de água e resíduos

As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), coletividades e outras entidades de reconhecido interesse público, já abrangidas na tarifa social das/os utilizadoras/es não-domésticas/os, vão ficar isentas das tarifas fixas de água de abastecimento, águas residuais domésticas e resíduos urbanos, entre 1 de janeiro e 31 de março de 2021.
Este ajustamento temporário já esteve em vigor em 2020, no âmbito do primeiro estado de emergência, com o objetivo de minorar os efeitos da pandemia por COVID-19 no movimento associativo e solidário.
A decisão, aprovada por unanimidade a 16 de dezembro, insere-se no “Programa de Apoio Económico e Social COVID-19” lançado pela Câmara Municipal de Palmela. Um plano que pretende combater os efeitos sociais provocados pela COVID-19 e, ao mesmo tempo, redinamizar o tecido económico local.
Apesar de, em Palmela, os tarifários de águas e de resíduos já serem dos mais baixos da Área Metropolitana de Lisboa, é importante continuar a implementar medidas adicionais que reduzam as despesas das famílias e das empresas, sobretudo, das que mais necessitam, sem pôr em causa a sustentabilidade dos sistemas.