Dia Internacional da Cidade Educadora 2021: Município subscreve Declaração e renova compromisso de justiça social

O Município de Palmela associa-se, uma vez mais, à celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora, assinalado a 30 de novembro, com um conjunto de recursos/atividades dirigidos à comunidade e o compromisso de “não deixar ninguém para trás”, através da subscrição da Declaração 2021.
Esta data tem como objetivo sensibilizar para a importância da educação, enquanto fator gerador de bem-estar, convivência, prosperidade e coesão social, situação reforçada com a atual crise pandémica. As Cidades Educadoras repensam a cidade como um ecossistema educativo inclusivo, dinâmico e em diálogo permanente com as/os cidadãs/ãos.
O lema deste ano, “A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás”, evoca um dos princípios fundamentais da vida e dos direitos de todas as pessoas: garantir equidade e inclusão para todas/os.
Alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e os princípios das Cartas dos Direitos Humanos e dos Direitos da Criança, Palmela, Município Educador continua a trabalhar em parceria com as/os agentes locais e a comunidade para a concretização e desenvolvimento de projetos estratégicos, como o Projeto Educativo Local (PEL), o “Eu Participo!”, a Palmela MAIOR - Estratégia Municipal para o Envelhecimento Ativo, Saudável e a Relação entre Gerações 2021-2025, a Estratégia Local de Habitação, os Planos de Mobilidade Sustentável ou o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação.
Consulte a nova Newsletter PEL, aqui, alusiva a esta data, e conheça os novos recursos e a programação prevista até ao final do ano.
Veja também o vídeo sobre as Cidades Educadoras ( https://www.youtube.com/watch?v=3Bc5oFqIKXU&list=PLpPKAmniGB3EzMmkn4KT0o5h3sKURf )
Conheça ainda a Associação Internacional de Cidades Educadoras: www.edcities.org/pt/.