Recolha de resíduos porta a porta em Pinhal Novo | Serviço chega ao Bairro Xavier de Lima e Urbanização Vila Paraíso em outubro


A 3.ª fase do serviço de recolha de resíduos porta a porta tem início a partir de dia 4 de outubro. Este método será, agora, alargado a mais 200 moradias no Bairro Xavier de Lima e na Urbanização Vila Paraíso, em Pinhal Novo.
O projeto, desenvolvido pelo Município de Palmela, em conjunto com a Amarsul, contempla o envio de informação, ações de sensibilização porta a porta e a entrega, às/aos moradoras/es, de três contentores de 120 litros. O amarelo, para a deposição de resíduos de embalagens plásticas e metálicas; o azul, para papel/cartão e o cinza, para a deposição de resíduos indiferenciados. O vidro continuará a ser colocado nos vidrões da via pública ( Amarsul), por forma a evitar incómodos causados pelo ruído.
A recolha é efetuada à porta das habitações, em dias pré-marcados, evitando deslocações ao contentor para a deposição dos resíduos. O sistema possui, também, ao nível do espaço público, benefícios reconhecidos, nomeadamente, a libertação dos passeios para uso dos peões e a diminuição do abandono de resíduos nas ruas.
Iniciada em 2020, a recolha porta a porta para utilizadores domésticos abrange, actualmente, cerca de 800 moradias nas zonas urbanas de Pinhal Novo, Aires e Quinta do Anjo. Este é um modelo que, por ser mais cómodo para as/os cidadãs/ãosos, tem contribuído para atingir resultados positivos, com o aumento da quantidade de resíduos entregues para recolha seletiva.