Curso Dia dos Castelos - participantes aprofundaram conhecimentos sobre história militar
O Curso do Dia dos Castelos, com o tema “Guerra e Fortificações entre D. João III e D. Sebastião”, permitiu aprofundar conhecimentos sobre história militar, com incidência na segunda metade do século XVI. A iniciativa decorreu nos dias 10 e 11 de outubro, na Biblioteca Municipal de Palmela, e contou com a participação de professoras/es, estudantes universitárias/os, técnicas/os de Turismo e interessadas/os em temas de Arquitetura, História Militar e Património Cultural.
Os trabalhos foram orientados pelo Arquiteto Luís Costa e Sousa e pelo Historiador Joaquim Boiça e focaram aspetos da história militar nos reinados de D. João IIII (1521-1557) e de D. Sebastião (1557-1578).
As sessões teóricas decorreram no primeiro dia, na Biblioteca, em torno de dois grandes temas: “Construir o Campo de Batalha Português do Século XVI” e “O Primeiro Ciclo do Abaluartado Português”. Foram abordadas questões ligadas ao armamento, aos contextos de guerra e aos sistemas de fortificação do século XVI. No segundo dia, realizou-se uma Visita de Estudo à Fortaleza de Peniche e ao Forte de S. Miguel Arcanjo, na Nazaré e foi possível completar os conhecimentos sobre estas matérias com as explicações de Joaquim Boiça e a observação direta destes monumentos militares. No interior da Fortaleza de Peniche, o grupo teve ainda a oportunidade de visitar o Museu Nacional da Resistência e Liberdade.
O Curso realizou-se depois da edição pelo Município de Palmela, em 2024, da obra do Historiador Joaquim Boiça sobre a Fortaleza de Palmela neste mesmo período, lembrou o Presidente, Álvaro Balseiro Amaro, na sessão de abertura. Também o Arquiteto Luís Costa e Sousa, publicou, no ano passado, na revista municipal “Mais Museu”, um artigo com novidades sobre Palmela no tempo da Guerra da Anexação, em 1580.
O Curso foi organizado pela Câmara Municipal, através do Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago (GEsOS). O Presidente destacou que este Gabinete, «para além da história das Ordens Militares, tem trabalhado na dimensão da castelologia, através da organização de simpósios internacionais, cursos, exposições e publicações de estudos sobre o tema».
«Esta Câmara já tinha um histórico muito rico, enquanto casa de reflexão e encontro de quem se interessa e estuda estas matérias e, durante os meus mandatos (atravessando, até, ciclos recessivos, de enormes dificuldades), fizemos questão de nunca nos afastarmos deste compromisso para com as áreas da Cultura e do Património e para com o trabalho desenvolvido pelo GEsOS, que é, sem dúvida, uma referência internacional, que muito nos honra», referiu o Presidente, na reta final de 16 anos ao serviço da Autarquia.
Álvaro Balseiro Amaro agradeceu às/aos presentes «pela forma sempre interessada e entusiasta como participam» nestas iniciativas e também à equipa do Património Cultural, «pela sua perseverança e empenho», destacando que estes dois dias de reflexão são «determinantes para percebermos melhor o presente e preparamos o futuro».
O Curso enquadrou-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 - Educação de Qualidade.