Festas S. Pedro Marateca: Comunidade celebrou entusiasticamente a tradição em Águas de Moura
As Festas de S. Pedro da Marateca levaram à rua a tradição popular e religiosa da aldeia de Águas de Moura, no fim de semana de 27 a 29 junho, coincidindo com o dia do padroeiro local e o aniversário da freguesia.
Num evento bastante participado, a Marcha de S. Pedro da Marateca foi a rainha, este ano com um tema que pretendeu recordar a forma de viver de antigamente, a autoria de Alexandrina Pereira e Artur Jordão e na voz de Rogélia Santos. O programa contou ainda com a participação da Marcha da Boavista de Vendas Novas, como convidada, e com a Marcha Infantil “Os Cenourinhas”, que é «a nossa escola, para que a tradição não se perca», sublinhou o Presidente da Associação de Festas de S. Pedro da Marateca, José Filipe Baeta.
A componente religiosa foi outro dos pontos fortes do evento, com a missa e procissão em honra de S. Pedro da Marateca. Destaque também para a participação, na abertura das Festas, dos “Mar a Tocar”, Grupo de Percussão do Centro Comunitário de Águas de Moura, um projeto nascido no âmbito da Operação Integrada Local (OIL) Poceirão e Marateca, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Espetáculos musicais, de dança e humor, desporto, gastronomia, artesanato e a representação do movimento associativo da freguesia completaram o programa. O Presidente da Associação explicou que o objetivo foi «continuar com tudo o que é característico das Festas» e, ao mesmo tempo, inovar. Os espetáculos dirigidos ao público mais jovem e o copo ecológico, à venda por um valor simbólico, num esforço para reduzir o desperdício de plástico, foram algumas novidades da edição deste ano.
No momento de abertura, José Filipe Baeta agradeceu à Câmara Municipal de Palmela, à União das Freguesias de Poceirão e Marateca e ao comércio local e regional, que têm apoiado o evento desde sempre.
O Presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro, reconheceu a «grande dinâmica, resiliência e visão da equipa de trabalho que, ano após ano, vai reinventando as Festas». Saudou também a comunidade, porque «estas são as Festas da freguesia, que são todos os seus agentes e este conceito de parceria é um conceito vencedor». Já para esta semana, está previsto o início da obra de requalificação do espaço onde se realizam as Festas, ao abrigo da OIL. «Esperamos ter um grande espaço para eventos, exposições e fruição», destacou o Presidente.
Também a Presidente da União das Freguesias, Cecília Sousa, fez votos de que, no próximo ano, «este espaço tenha ainda mais dignidade para receber as Festas» e deu os parabéns à Associação «por continuar a lutar e a acreditar». «É uma honra ter a nossa população a festejar, num evento com tanta tradição e sentimento», referiu.