Moção - Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso
Foi aprovada, por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 1 de outubro, uma moção sobre o Dia Internacional das Pessoas Idosas e o Dia Nacional do Idoso (1 de outubro), apresentada pelas/os vereadoras/es do Partido Socialista.
O Município saúda esta data, apelando à consolidação de uma estratégia municipal que promova o envelhecimento ativo e saudável, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que responda à evolução demográfica do concelho.
Transcreve-se, abaixo, o texto integral da moção:
«O Dia Nacional do Idoso celebra-se hoje, dia 1 de outubro, e é uma ocasião para homenagear as pessoas idosas e refletir sobre os desafios e oportunidades que o envelhecimento populacional representa para a sociedade.
Nas próximas décadas, estima-se que o número de pessoas idosas em todo o mundo mais do que duplique, ultrapassando os 1,5 mil milhões em 2050. Este crescimento demográfico representa uma conquista civilizacional, mas também impõe desafios significativos à organização social, aos sistemas de saúde, aos mercados de trabalho e à gestão territorial.
O envelhecimento não deve ser encarado como um problema, mas como uma etapa natural do ciclo de vida. É essencial que esta fase seja vivida com saúde, autonomia e dignidade, o que exige uma abordagem integrada que promova mudanças de comportamento e atitudes na sociedade em geral e nos profissionais de saúde em particular. É necessário adaptar os ambientes físicos e sociais às fragilidades que podem surgir com a idade avançada.
A promoção da saúde e a prevenção de doenças entre as pessoas idosas são fundamentais para aumentar a longevidade com qualidade de vida. Para isso, é prioritária uma ação concertada que envolva dimensões como a alimentação equilibrada, a prática regular de atividade física, os hábitos quotidianos saudáveis, o estímulo cognitivo e o fortalecimento das relações sociais.
No concelho de Palmela, a evolução demográfica revela uma tendência clara de envelhecimento da população, acompanhando o panorama nacional. Este fenómeno exige uma resposta estratégica e integrada por parte das entidades públicas, especialmente, ao nível local, onde os impactos são mais diretamente sentidos.
Apesar dos avanços e das intenções manifestadas em diversos planos e discursos, é fundamental que as ações deixem de ser apenas anunciadas e passem a ser efetivamente implementadas. O envelhecimento da população não pode ser tratado apenas como uma estatística ou uma preocupação futura. É uma realidade presente que exige medidas concretas, sustentadas e contínuas.
Palmela precisa de reforçar a sua estratégia municipal para o envelhecimento ativo e saudável, com políticas que promovam a autonomia, a participação social, a inclusão digital, a mobilidade acessível e o acesso equitativo aos cuidados de saúde e apoio social. É necessário garantir que os espaços públicos, os serviços e as atividades culturais e recreativas estejam adaptados às necessidades das pessoas idosas, valorizando o seu papel na comunidade.
Assim, a Câmara Municipal de Palmela, reunida em sessão ordinária de 1 de outubro de 2025, saúda o Dia Internacional das Pessoas Idosas e o Dia Nacional do Idoso, apelando à consolidação de uma estratégia municipal que promova o envelhecimento ativo e saudável, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, e que responda de forma eficaz à evolução demográfica do concelho».