Turismo cresce em Palmela
O concelho de Palmela registou, em 2023, um aumento de 4,25% nas dormidas em estabelecimentos de alojamento turístico face ao ano anterior. Desde a pandemia COVID-19, a recuperação nas dormidas tem vindo a ser contínua, destacando-se um aumento acima dos 90% entre 2021 e 2022.
Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERTRL) e revelam também que as dormidas internacionais em Palmela representam 46% das/os hóspedes. O top 5 das/os turistas estrangeiras/os é ocupado por Espanha (20,2%), França (8,6%), Reino Unido (8,5%), EUA (3,7%) e Alemanha (3,5%).
Em 2023, Palmela tinha 1.438 pessoas a trabalhar em empresas de alojamento, restauração e similares, o que corresponde a um crescimento na ordem dos 9,1% face a 2019. No período 2019-2023, o volume de negócios das empresas do setor teve um crescimento global de 37,3%, com destaque para o alojamento (mais 86,7%). As empresas registaram ainda um aumento do Valor Acrescentado Bruto (VAB) na ordem dos 37,7%.
Luís Miguel Calha, Vice-Presidente e Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Palmela, mostra-se satisfeito com estes resultados, «ancorados num trabalho em parceria com todos os agentes turísticos, em torno da Estratégia de Desenvolvimento Turístico do Município e da ERTRL».
O projeto “Apaixone-se por Palmela”, lançado já em 2025, inclui mais de 100 experiências na área turística e ofertas personalizadas e segmentadas, A Dois, Em Família, Entre Amigos e Sem Idade. Com esta campanha, o Município pretende dar a conhecer a região e a identidade local e contribuir para a dinamização da economia.