“No Coração da Árvore” - Leitura encenada junta cerca de uma centena de participantes
No âmbito das comemorações do Dia da Criança promovidas pelo Município de Palmela, a comunidade educativa local reuniu-se para assistir à leitura encenada e apresentação do livro “No Coração da Árvore”, da autora Aguinalda Conduto. A iniciativa juntou cerca de 95 participantes, num momento que aliou a promoção da leitura à sensibilização para a solidariedade e proteção comunitária e dirigiu-se à comunidade educativa – Escola Básica n.º 1 de Águas de Moura e Infantário “Os Cenourinhas” -
A obra apresentada, “No Coração da Árvore”, narra a história de uma aldeia onde uma árvore antiga guarda os segredos e desejos dos habitantes. Através da personagem Matilde, que lê as cartas que lhe são confiadas, e com a sabedoria da Avó Rosa, a comunidade une-se para apoiar um abrigo de animais. A narrativa foca-se na importância da amizade, do cuidado mútuo e do fortalecimento dos laços comunitários, transmitindo aos mais novos os valores da empatia, da escuta e da proteção à natureza e aos animais.
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Palmela reforça o seu compromisso na dinamização de atividades culturais e pedagógicas que estimulam a imaginação e a formação cívica das crianças do concelho.
Recorde-se que o Sobreiro Assobiador, localizado na aldeia de Águas de Moura, é uma árvore singular que se tornou um dos mais notáveis símbolos naturais da região. Este sobreiro, com várias centenas de anos plantado provavelmente em 1783), destaca-se não só pela sua imponência e beleza, mas também pelo som característico que produz quando o vento passa entre os seus ramos, dando origem ao nome “assobiador”. Reconhecido internacionalmente, foi distinguido como Árvore Europeia do Ano em 2018, reforçando a sua importância enquanto património natural e cultural.