Dia da Floresta Autóctone com plantações, formação e caminhada – participe!

O Município de Palmela comemora o Dia da Floresta Autóctone, assinalado a 23 de novembro, com atividades dirigidas à comunidade educativa e população em geral, em Quinta do Anjo, Pinhal Novo e Parque Natural da Arrábida.
Promover a floresta autóctone portuguesa e sensibilizar a comunidade local para a importância e salvaguarda da biodiversidade são os principais objetivos associados a estas comemorações.
As ações “Planta a planta” darão continuidade ao trabalho de valorização do corredor da linha de água junto à ciclovia, com a plantação de espécies autóctones no troço entre o Sobral e a Urbanização Colinas da Arrábida. Esta iniciativa contará com o envolvimento de alunas/os do 1.º ciclo e dia 20, será realizada uma ação de plantação dirigida às famílias e associações locais.
A partir de dia 23, o Município realizará um conjunto de plantações de árvores, para reposição de exemplares, com espécies autóctones, em espaços públicos do concelho.
A ação de formação sobre compostagem doméstica “Compostar é reciclar”, programada para dia 27, na Junta de Freguesia de Pinhal Novo, dirige-se a quem gostaria de transformar os resíduos da cozinha ou do jardim num fertilizante natural e inclui oferta de compostor às/aos participantes.
Promovendo a descoberta do património natural do concelho, dia 28 realiza-se a Caminhada Desportiva “Floresta Autóctone”. Dirigida à população em geral, esta caminhada de 10km levará as/os participantes a percorrer alguns trilhos do Parque Natural da Arrábida, no Vale dos Barris e no Vale de Alcube.
Durante a Semana da Floresta Autóctone, o Município dará, ainda, início a uma intervenção, em terreno municipal, localizado no extremo norte da Urbanização Val’Flores, em Pinhal Novo, que incluirá a plantação de espécies autóctones, com vista à qualificação deste local enquanto espaço de ligação urbano/rural e proporcionando efeito de barreira acústica face à fonte de ruído ferroviário, melhorando o ambiente sonoro na urbanização.
Recorde-se que mais de um terço do território português é constituído por área florestal, representando uma mais-valia efetiva na conservação da natureza e da biodiversidade, na produção de oxigénio, na fixação de gases com efeito de estufa, proteção do solo e manutenção do regime hídrico. A participação e colaboração de todas/os é fundamental para a proteção da nossa floresta autóctone.
As iniciativas são gratuitas, mediante inscrição prévia obrigatória através dos contactos: gaee@cm-palmela.pt | Tel: 212 336 691 e 21 233 66 36 ou desporto@cm-palmela.pt.
Inscreva-se e participe!
Programa:
20 novembro| 10h00| Início da Ciclovia de Quinta do Anjo, junto ao Circuito de Manutenção
"Planta a planta”
Ação de plantação de espécies autóctones e de remoção de espécies invasoras (acácia karroo) no corredor da linha de água que acompanha a ciclovia de Quinta do Anjo (entre o Circuito de Manutenção e Urbanização Colinas da Arrábida), envolvendo a comunidade.
Duração: 2h00
Destinatários: População em geral/ famílias (menores deverão ser acompanhados por um adulto)
Inscrições gratuitas, obrigatórias e limitadas: gaee@cm-palmela.pt | Tel: 212 336 691
A partir de 23 de novembro – Ações de plantação de espécies autóctones, envolvendo a comunidade escolar
27 novembro| 9h30| Junta de Freguesia de Pinhal Novo
"Compostar é reciclar"
Ação de formação sobre compostagem, incluindo oferta de compostor aos participantes
Iniciativa dirigida a quem gostaria de transformar os resíduos da cozinha ou do jardim num fertilizante natural.
Duração: 3h00
Destinatários: Famílias que disponham de espaço exterior, uma vez que o compostor deve ser instalado ao ar livre, sobre a terra.
Inscrições até 25 de novembro, gratuitas, obrigatórias e limitadas: gaee@cm-palmela.pt | Tel: 212 336 661
28 novembro| 9h00| Vale dos Barris
Caminhada "Floresta autóctone"
Caminhada Desportiva Dia da Floresta Autóctone
LOCAIS DE PASSAGEM: Quinta do Rego D’Água, Vale de Alcube
TIPO DE PERCURSO: Circular;
DESTINATÁRIOS: População em geral (a partir dos 6 anos);
GRAU DE DIFICULDADE (1 a 5): 2
Distância: 10 Km
Desnível acumulado: 390m
DURAÇÃO PREVISTA: 3h30
ORGANIZAÇÃO: Câmara Municipal de Palmela;
Informação e inscrição: 21 233 66 36 ou desporto@cm-palmela.pt
Inscrição prévia (obrigatória e limitada a 100 participantes)
Consulte o programa web » aqui.