Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Fórum Turismo Palmela: 1.ª sessão refletiu sobre Cooperação e Boas Práticas

Newsletterft 1 1024 2500
2020/11/19

A “Cooperação em Projetos Turísticos Transversais” deu o mote a sessão de arranque do Fórum Turismo Palmela 2020, que decorreu hoje, dia 19 de novembro e que este ano se realiza em formato webinar.

“Reinventar o Turismo - Cooperação para o Desenvolvimento” é o tema que este ano inspirou as/oradoras/es nesta partilha de experiências sobre temas atuais e de interesse para o setor.

Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, sublinhou o reforço das relações, quer com os municípios vizinhos na partilha do Território Arrábida, quer com concelhos de outros pontos do pais e de outros países, com os quais se têm estabelecido intercâmbios frutíferos, para além da rede criada com os agentes locais. «Não temos dúvida de que, em grande medida, foram essas redes de parceria que alavancaram candidaturas e projetos de sucesso como Palmela Cidade do Vinho 2009 ou Palmela Cidade Europeia do Vinho 2012».

Álvaro Balseiro Amaro recordou a rota de ascensão do turismo, quer na região, quer no país, com o reconhecimento plasmado nos 27 prémios dos World Travel Awards 2020, entre os quais, o de melhor Destino da Europa e o atual contexto de pandemia que, com os já conhecidos desafios, veio “propor” a reinvenção do setor. «Vamos colocar a nossa criatividade e a capacidade de envolver equipas no desenho de algo novo, vamos reforçar a nossa comunicação interna e inovar na forma como estabelecemos conexões com os nossos públicos».

O Presidente da Câmara Municipal de Palmela concluiu a sua intervenção recordando, ainda, «a matéria-prima» única e qualificada que caracteriza o nosso território e a promoção de campanhas como a recente “O que seria da vida sem a viagem? – Palmela Conquista-te”, que espelha o que temos de melhor e estimula a capacidade de resiliência e a confiança necessárias, nos tempos atuais.

Esta primeira sessão – moderada por Jorge Humberto (Entidade Regional de Turismo da Regiãode Lisboa) - contou, ainda, na abertura, com a intervenção de Teresa Ferreira, do Turismo de Portugal e com as partilhas, a propósito do “Território Arrábida - Turismo em Rede”, de Jonas Cardoso, da Câmara Municipal de Sesimbra (Estação Náutica); de Paula Magalhães, da Câmara Municipal de Palmela (o caso do Território Arrábida) e de Sérgio Mateus, da Câmara Municipal de Setúbal (Arrábida Walking Trails e Caminho de Santiago).

A comunicação de José Maia, da GMT Hospitality, sobre projetos em rede e boas práticas em turismo, fechou, hoje, o evento, uma organização da Câmara Municipal de Palmela, com o apoio da ERTRL - Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

Os trabalhos prosseguem, dia 26 de novembro, centrados no tema “Territórios Turísticos - Reinventar e Dinamizar os Destinos”, com as partilhas e boas práticas dos Municípios de Silves, Guimarães, Jávea (Espanha) e Palmela, este último, com a comunicação do Vereador Luís Miguel Calha, “Sustentabilidade do Destino e Diversificação da Oferta Turística”.

Inscrições e programa completo aqui

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados