Fórum Turismo Palmela juntou 200 participantes para debater retoma turística
O Fórum Turismo Palmela reuniu cerca de 200 participantes, no dia 16 de novembro, no Cine-Teatro S. João, em Palmela, afirmando-se como espaço aguardado de encontro, reflexão e debate para os vários agentes do setor.
“Retoma Turística - Estratégia | Inovação | Futuro” foi o tema da edição deste ano, com um programa estruturado em três painéis - “Estratégia de Desenvolvimento Turístico na Região da Arrábida”, “A Cooperação como Elemento de Retoma do Turismo” e “Estratégias e Sinergias - Uma visão integrada para o Futuro” - e com os contributos de várias/os oradoras/es regionais e nacionais.
«Esta relação de parceria que conseguimos estabelecer e temos vindo, paulatinamente, a consolidar, já é, na minha opinião, um bom exemplo de estratégia com vista à retoma turística», referiu o Presidente da Câmara Municipal de Palmela.
Álvaro Balseiro Amaro realçou que «o trabalho em rede e esta forma de construir de forma coletiva e participada é parte integrante do ADN deste concelho, no setor do turismo e, de forma transversal, nas mais diversas áreas de atividade». Desde logo, no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em parceria com os municípios vizinhos do Território Arrábida (Setúbal e Sesimbra). Mas os laços de parceria estendem-se também a outros municípios e regiões do país e do mundo, por via quer da cooperação para o desenvolvimento, quer de projetos e redes que a Autarquia integra.
O Fórum foi organizado com o apoio da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal e da ERTRL - Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa. Jorge Humberto Silva, Diretor do Departamento Operacional da ERTRL e presença assídua em todas as edições, sublinhou que a realização desta iniciativa ano após ano revela a «persistência e resiliência com que Palmela tem insistido em refletir sobre o Turismo». «O Fórum é realmente importante, porque sem formação não há boa decisão», considera.
Para Teresa Ferreira, Diretora do Departamento de Dinamização da Oferta e dos Recursos do Turismo de Portugal, «é bom podermos falar sobre retoma turística e faz sentido, porque 2022 é um ano muito importante para esta retoma». Na sua opinião, o principal desafio atual é «conseguir desenvolver um turismo responsável, nos pilares económico, ambiental e social».
Desenvolvimento turístico no Território Arrábida em destaque
«Estratégia de Desenvolvimento Turístico na Região da Arrábida» foi um dos painéis em destaque, com os contributos dos três municípios do Território Arrábida. O Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Palmela, Luís Miguel Calha, fez a apresentação “Arrábida, Cooperação, Inovação e parcerias criativas. Estratégia de desenvolvimento turístico sustentável”.
No âmbito do trabalho de parceria com Setúbal e Sesimbra, destacou cinco investimentos já concretizados, num investimento total de 4 milhões de euros: a criação de circuitos de observação e fruição da natureza (Serra do Louro ao Cubo), a qualificação de sítios arqueológicos (grutas de Quinta do Anjo e Alto da Queimada), a criação de um Centro de Interpretação no Espaço Fortuna, a intervenção no Castelo de Palmela para criar acessibilidades para todos e a recriação do episódio histórico Almenara.
Luís Miguel Calha sublinhou a importância da marca “Palmela Conquista”, criada pelo Município há 10 anos e alicerçada em quatro grandes conceitos: história e património, experiências únicas, tesouro natural / qualidade de vida e modernidade, prestígio e futuro.
A estratégia de desenvolvimento turístico para o concelho, explicou, assenta em cinco produtos turísticos - Enoturismo, Turismo Cultural, Turismo de Natureza, Golfe e, como aposta mais recente, o produto turístico ligado ao Caminho da região referente à Ordem de Santiago. O Vereador referiu ainda que esta estratégia em cinco linhas de ação (diversidade, complementaridade, inovação, parceria e sustentabilidade).
«A Arrábida une-nos no território, na cultura e na espiritualidade», destacou o Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins.
Argentina Marques, Vereadora da Câmara Municipal de Sesimbra, concorda que «tem mesmo que haver uma relação de sinergia entre os três municípios para que possamos ganhar dimensão» e apontou a necessidade de elaboração de um plano de desenvolvimento turístico para a Arrábida, a criação de produtos turísticos complementares e uma estratégia de marketing coordenada pelos três municípios.
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