João Pataco apresenta “S.O.S Clown” em Palmela
No âmbito da Residência Artística “A um Passo” com João Pataco, o Cine-Teatro S. João, em Palmela recebe o espetáculo “S.O.S Clown”, no dia 14 de novembro, às 18h00.
Trata-se de um projeto de criação que cruza dança, clown, acrobacia e teatro físico, tendo a dança como linguagem principal e estruturante. Paralelamente, haverá um ensaio aberto para a comunidade educativa, no dia 12 e depois do espetáculo, no dia 14, às 19h00, haverá uma visita aos bastidores seguida de uma conversa com o criador.
Este espetáculo, organizado pela Passos e Compassos, com o apoio do Município de Palmela, integra o projeto “A Um Passo – Programa de Residências”, que visa enriquecer a programação em dança no concelho de Palmela e contribuir para a afirmação de artistas e projetos artísticos emergentes, através da sua capacitação financeira, logística, técnica e apoio à produção.
João Pataco, artista multidisciplinar nascido em Évora, em 1999, iniciou a sua formação na Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo – Chapitô, em Lisboa, onde se especializou em acrobacia aérea e dança. Atualmente, desenvolve um trabalho autoral e multidisciplinar que cruza dança, acrobacia e teatro como campo de investigação sobre os limites do corpo e da mente.
S.O.S Clown | Sinopse
Trata-se de um solo que nasce da necessidade urgente de manifestar, através do corpo em movimento, um grito de resistência num mundo que progressivamente silencia o riso, o erro, a fragilidade e a liberdade de ser. O projeto parte da estética e do universo da curta-metragem “O Palhaço que Há em Nós” de Eduardo Robalo, expandindo-a para o espaço cénico e para uma dramaturgia corporal própria. Aqui, o clown não é apenas uma personagem: é um estado, uma condição humana, um espelho social.