Município de Palmela integra projeto “Portugal Branding”
Palmela é um dos Municípios participantes no “Portugal Branding”, um projeto de investigação dinamizado pelo CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial e Coimbra Business School – ISCAC. A apresentação oficial do projeto decorreu ontem, 29 de novembro, em Coimbra, e contou com a presença do Vereador com o pelouro do Desenvolvimento Económico e Turismo, Luís Miguel Calha.
“Portugal Branding – Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais” visa mapear, reconhecer e implementar as melhores práticas ao nível da gestão de marcas territoriais em Portugal.
Nesta fase inicial, o projeto é direcionado para municípios e prevê o reconhecimento público e validação científica do seu compromisso e trabalho desenvolvido neste âmbito, a nível estratégico e operacional.
Segundo explicou Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT - Centro Estratégico de Inovação Territorial, ”uma equipa de especialistas avaliará o estado de maturidade das respetivas marcas territoriais através de uma matriz de critérios subdivididos por cinco eixos de atuação que vão desde a governação à identidade e perceção da marca.”
Essa matriz foi desenvolvida por docentes e investigadores ao longo dos últimos dois anos e teve como base diversos casos de estudo nacionais e internacionais.
Segundo as entidades promotoras do projeto, o que se pretende é criar um referencial científico ao nível da gestão de marcas territoriais e apoiar os municípios a detetar oportunidades de melhoria e recomendações de evolução para uma autêntica operação estratégica de branding e de marketing territorial.
Além de Palmela, fazem parte deste projeto os Municípios de Albufeira, Alcochete, Baião, Braga, Cascais, Castelo Branco, Castro Daire, Coimbra, Fundão, Lisboa, Lousã, Maia, Ponte de Lima, Sertã, Sesimbra e Vouzela.
Recorde-se que o Município de Palmela estará presente neste programa com a marca “Palmela Conquista”, que no próximo ano – 2023 - assinala os 10 anos de implementação no território.