Município e parceiros reinventam ritual da Queima do Judas

Este ano, o contexto de pandemia volta a não permitir que a tradição da Queima do Judas se cumpra em Palmela no formato habitual, mas o Município e os parceiros celebram de uma forma diferente e original, com a distribuição, pela população, do Jornal e do Kit da Queima do Judas e com a divulgação de um vídeo.
Recuperada pelo Município em 1995, no âmbito do Programa Municipal do Teatro, numa parceria com os grupos de teatro e associações locais, a Queima do Judas é um ritual de origens pagãs, ligado à celebração do equinócio da primavera e ao início de um novo ciclo de vida, saindo à rua, anualmente, no Sábado de Aleluia (antes do domingo de Páscoa). Todos os anos, envolvia centenas de pessoas, que percorriam as ruas do Centro Histórico de Palmela, terminando num grande encontro/convívio no Largo de S. João.
Há dois anos consecutivos que a situação de pandemia que o país atravessa não permite celebrar este ritual desta forma mas, por entender que a cultura não pode permanecer em suspenso, o Município e os parceiros da iniciativa propõem, este ano, uma nova forma de celebrar a Queima do Judas.
Assim, os testamentos que seriam habitualmente lidos pelas ruas de Palmela vão ser partilhados com a população através do Jornal da Queima do Judas, que vem renovar o importante trabalho desenvolvido pelos grupos de teatro e associações locais na manutenção da vida cultural do concelho.
Irá também ser distribuído, mediante reserva (através do 212 336 630), o Kit Queima do Judas, com ilustrações de Zé Nova, para recortar, montar e colar.
Assista ainda, a 3 de abril, no Youtube e Facebook Palmela Município, a um vídeo que recorda as edições anteriores deste ritual.
A Queima do Judas integra as comemorações do Dia Mundial do Teatro (27 de março). Consulte o programa completo aqui.
Parceiros da Queima do Judas
- Sociedade Columbófila de Palmela
- Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”
- Sociedade Filarmónica Humanitária
- Grupo Coral “Ausentes do Alentejo”
- ATA - Teatro Artimanha
- Grupo de Teatro dos Serviços Sociais e Culturais dos Trabalhadores do Município de Palmela
- TELA - Teatro Estranhamente Louco e Absurdo
- Associação de Idosos de Palmela
- Bardoada - O Grupo do Sarrafo
- DançArte/Passos e Compassos
- Associação Escoteiros de Portugal - Grupo 40
- Teatro Sem Dono
- Associação Juvenil Os INdiferentes
- Associação Teatro da Vila
- Moto Clube de Palmela
- Grupo de Teatro Avózinhas/FIAR