Município reabilita imóveis no Centro Histórico de Palmela para habitação

O Município de Palmela lançou os concursos para os projetos de reabilitação de dois imóveis no Centro Histórico de Palmela, destinados a habitação a custos controlados.
Um dos concursos, com o valor de 22.140€, diz respeito ao imóvel situado na interseção da Rua da Saboaria com a Travessa do Arrabalde, que terá dois fogos de tipologia T1. O outro concurso, com o valor de 41.392,32€, é referente a um imóvel na Rua Contra Almirante Jaime Afreixo, que ficará com um fogo de tipologia T2.
O Município pretende que esta reabilitação seja um exemplo de boas práticas no quadro da habitação a custos controlados, em matérias como a adaptação às formas atuais de viver, integração arquitetónica na envolvente, inserção na comunidade e eficiência energética.
O projeto enquadra-se na Estratégia Local de Habitação (ELH), para resposta integrada a problemas habitacionais, acesso a habitação digna e qualificação do parque habitacional. Esta operação conta com o apoio de verbas do Plano de Recuperação e Resiliência e é também um contributo direto do Município para a reabilitação urbana e dinamização do Centro Histórico.
Também no âmbito da ELH, continua a decorrer o concurso para a construção de 32 fogos, distribuídos por quatro edifícios, em quatro lotes municipais. O terreno, com 780 m2, situa-se entre as Ruas Manuel Machado de Oliveira e Agostinho Pereira, em Aires.
O projeto para a construção de oito fogos no Cabeço Velhinho, que já foi adjudicado, está em fase de projeto de execução.