Mural participativo “Colorir é Florescer” inaugurado na EB Águas de Moura
No dia 11 de dezembro, pelas 11h00, será inaugurado o mural participativo “Colorir é Florescer”, na EB Águas de Moura, que integra o programa articulado das Comemorações dos Dias Internacionais das Cidades Educadoras (30 de novembro) e Direitos Humanos (10 de dezembro).´
A iniciativa surge no âmbito do plano de ação da Operação Integrada Local (OIL) Poceirão - Marateca, projeto financiado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no quadro do Plano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana de Lisboa.
Produzido pela FOMe – Associação Cultural e da autoria de Mafalda Gonçalves, o Mural parte de dinâmicas colaborativas com a população de mais idade da União de Freguesias de Poceirão e Marateca, que inspiram a artista. Valoriza as memórias, as tradições e as vivências rurais daquele território, motivando a solidariedade entre gerações e a alteração de mentalidades no envelhecimento, a par do reforço da relação escola/comunidade, das aprendizagens formais e informais, salientando que a Educação vai para além dos muros da Escola, de acordo com o mote da campanha local de sensibilização dinamizada pelo Município, desde 2020 - “Educação com sentido é ir no sentido de todos”.
Em simultâneo, durante este mês, decorre a pintura de Frases 3D – “Educação com sentido é ir no sentido de todos”, nas Instituições Particulares de Solidariedade Social da União de Freguesias de Poceirão e Marateca, sublinhando que a Educação é um Direito Universal ao longo da vida, é a Chave para o Diálogo e Liberdade e transforma as Pessoas e o Mundo.
As comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras e do Dia Internacional dos Direitos Humanos, têm como lema “Cultura, fonte de criação, aprendizagem e liberdade”. Pretendem realçar a diversidade cultural, a oportunidade do território como ecossistema educativo, inclusivo, dinâmico e em diálogo permanente com a população, num contexto desafiante, pautado pelos 50 anos da conquista de Abril de 1974 e o caminho contínuo da Democracia, à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4 - Educação de Qualidade), do Projeto Educativo Local e da Carta das Cidades Educadoras.