Palmela: investimento na redução de perdas de água

Perdas de agua 1 1 1024 2500
2021/03/22

Está em curso a obra para a melhoria, controlo e redução de perdas de água na rede de abastecimento público do Sistema de Abastecimento da Vila de Palmela. Esta obra vai permitir melhorar o desempenho ambiental e os indicadores da qualidade do serviço.

A empreitada consiste na instalação de sistemas de medição por controlo de telemetria em 47 locais, que permitirão monitorizar as ZMC - zonas de monitorização e controlo a criar no sistema de abastecimento e, assim, detetar consumos excessivos e perdas de água na rede de abastecimento.

Em simultâneo, vão ser efetuados os fechos de malha da rede e instaladas válvulas de seccionamento em diversos nós, o que permitirá a equalização de pressões e isolar determinados setores da rede de abastecimento em caso de necessidade de intervenção.

A obra, que teve início a 26 de novembro, tem uma duração de 270 dias. A partir deste momento, vai tornar-se mais visível no terreno, com as escavações para a execução das caixas subterrâneas para a instalação dos equipamentos de medição e controlo, substituição de válvulas, e a instalação de novas e fechos de malha em condutas.

Esta intervenção corresponde a um investimento de quase 360.000€, comparticipado em 40%, na sequência de uma candidatura da Câmara Municipal de Palmela ao POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.