Palmela no projeto CLIMA.AML

O concelho de Palmela integra o projeto CLIMA.AML - Rede de Monitorização e de Alerta Meteorológico Metropolitano, da AML - Área Metropolitana de Lisboa.
O projeto consiste na monitorização meteorológica, através da instalação de estações meteorológicas nos 18 municípios da AML e da disponibilização, em tempo real, dos dados recolhidos, através da plataforma online https://clima.aml.pt
No concelho de Palmela, a estação foi instalada na cobertura do edifício da Biblioteca Municipal de Pinhal Novo e recolhe dados referentes aos parâmetros pressão atmosférica, humidade exterior, intensidade de precipitação, temperatura e velocidade e direção do vento.
Os dados recolhidos pelas 18 estações, que funcionam em complementaridade com a rede do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera, vão permitir conhecer padrões associados às alterações climáticas (como precipitação intensa, ondas de calor, ondas de frio ou tempestades de vento) e apoiar ações preventivas por parte das autoridades de Proteção Civil, Segurança e Saúde.
O CLIMA.AML dá continuidade ao Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas da AML. Contribui, igualmente, para o PLAAC - Plano Local de Adaptação às Alterações Climáticas de Palmela, enquadrado nos PLAAC-Arrábida (projeto inserido no programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, financiado pelos EEA Grants 2014-2021).
Está também alinhado com os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, nomeadamente, o ODS 13 - Ação Climática e o ODS 17 - Parceiras para a Implementação dos Objetivos.