Programa do Dia Mundial da Floresta terminou com plantação de carvalho

Plantacao carvalho 1 1024 2500
2021/04/06

O programa do Dia Mundial da Floresta (21 de março) chegou ontem ao fim, com a plantação de um carvalho cerquinho na Alameda D. Nuno Álvares Pereira, em Palmela, cedido pela empresa Visteon.

Este ato simbólico contou com a participação do Vereador Luís Miguel Calha, que destacou o «significado e importância de plantar uma árvore». «O Município tem privilegiado, ao longo dos anos, a defesa, preservação e valorização do ambiente», sublinhou, convicto de que «é defendendo o ambiente que asseguramos o futuro das gerações atuais e vindouras».

Para além do carvalho cerquinho, entre os dias 23 e 26 de março, foram plantados um loureiro, junto à Ciclovia de Quinta do Anjo, um medronheiro, no Jardim Ferreira da Costa, em Poceirão, um sobreiro, junto ao Sobreiro Assobiador de Águas de Moura, e duas alfarrobeiras, no corredor junto à Escola EB Zeca Afonso, em Pinhal Novo, ações que contaram também com a presença das/os eleitas/os. As espécies plantadas foram doadas e/ou encontravam-se no viveiro de plantas municipal.

O programa do Dia Mundial da Floresta, promovido pelo Município, incluiu também a atividade “Planta a Planta” - ações de plantação de espécies autóctones e remoção de espécies invasoras do corredor da linha de água de Quinta do Anjo, envolvendo a comunidade; a reedição do folheto digital “À Descoberta das Plantas da Serra do Louro” (disponível para consulta aqui); e uma edição da “Hora do Conto” online alusiva a esta efeméride.

O objetivo foi sensibilizar a comunidade para a importância da salvaguarda da biodiversidade e promoção da floresta portuguesa. A celebração deste dia enquadra-se nos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas, nomeadamente, o ODS 15 - Proteger a Vida Terrestre. Saiba mais sobre os ODS aqui.

Plantação de carvalho_grupo