Torneio e “Judo na Escola” reuniram dezenas de atletas em Pinhal Novo
O Pavilhão Desportivo Municipal de Pinhal Novo recebeu, no dia 18 de janeiro, o Torneio Zonal de Juniores, o Encontro “Judo na Escola” e uma formação de árbitros da Zona Sul.
O Torneio Zonal de Juniores, prova de apuramento para o Campeonato Nacional da categoria, contou com 67 atletas inscritas/os, em representação de 16 clubes provenientes dos distritos do Algarve, Beja e Setúbal.
O Concelho de Palmela esteve representado na prova pelo Judo Clube de Pinhal Novo, com dois judocas que garantiram o apuramento para o Campeonato Nacional da modalidade.
Na ocasião, as/os alunas/os das três primeiras turmas que integram o Projeto Piloto “Judo na Escola” apresentaram uma demonstração do seu trabalho e receberam os diplomas de participação e cartões com os valores, entregues pelo Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro. Este Projeto arrancou em outubro, na Escola Básica João Eduardo Xavier, em Pinhal Novo, Escola Básica do Bairro Alentejano, em Quinta do Anjo e Escola Básica de Águas de Moura. Sensibilizar para a importância da atividade física neste nível de ensino, dar a conhecer a modalidade e, através do código moral do Judo, promover boas práticas de cidadania, são os objetivos do “Judo na Escola”, que tem a duração de um ano letivo.
Paralelamente, decorreu, ainda, uma formação de arbitragem da Zona Sul, aberta, também, a treinadoras/es, com a participação de 29 pessoas (cinco do Judo Clube de Pinhal Novo e três da St. Peter´s School).
Estas iniciativas, organizadas pelo Município de Palmela, com os apoios da Associação Distrital de Judo de Setúbal e da Federação Portuguesa de Judo, integram o Programa Municipal de Desenvolvimento da modalidade.