Largo da Mitra - Totem regista história recente da Vila de Pinhal Novo

O Largo da Mitra, em Pinhal Novo já tem um totem que sintetiza memórias da história recente da vila, naquela que foi a principal zona de comércio em meados do século passado, pela proximidade à antiga Estrada dos Espanhóis e ao atravessamento pedonal da linha do comboio.
A moagem de João Baltazar Parreira, o edifício da família Brinca, o Café de Maximino Nogueira de Faria, os Galegos, a Mercantil ou a Mitra, propriedade (taberna e armazém) que dá o nome à zona, eram algumas das casas de comércio existentes na época.
O Largo da Mitra foi recentemente requalificado pela Câmara Municipal, intervenção que contribuiu para a melhoria da mobilidade e acessibilidade na zona, com uma nova praça pública, parque de estacionamento, nova iluminação, mobiliário urbano, ilha ecológica e ligações à estação ferroviária, às ciclovias e Largo José Maria dos Santos.
A operação M5. Ligação do Largo Adjacente à Rua Infante D. Henrique (antigo Largo da Mitra) à Zona Central de Pinhal Novo, inscrita no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano - Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PEDU-PAMUS), foi candidatada ao Programa Operacional Regional Lisboa 2020 (PORLisboa 2020).
Saiba mais sobre a história do Largo da Mitra aqui. Visite o local!