Vindimas, Feira Medieval e Música em destaque no Catavento setembro/outubro
O verão está a aproximar-se do fim e as rotinas de sempre estão de regresso, mas a permanente multiplicidade de eventos culturais continuará a ser uma constante no concelho de Palmela. A nova edição da agenda cultural Catavento editada pela Câmara Municipal, referente aos meses de setembro e outubro, já se encontra em distribuição para preparar o arranque do outono.
O programa arranca com a emblemática Festa das Vindimas, de 3 a 8 de setembro, convidando a celebrar a tradição, sentir o aroma dos produtos vinícolas e brindar à terra. Logo a 6 de setembro, o Encontro Concelhio de Folclore homenageia as raízes locais, seguido das Noites na Fonte, a 11 e 12 de setembro, com encontros musicais intergeracionais. No dia 18 de setembro é inaugurada a exposição «As Escolas Primárias do Plano dos Centenários», revelando os materiais que marcaram o ensino entre 1941 e 1969. A viagem no tempo prossegue com a Feira Medieval de Palmela, de 25 a 27 de setembro, recriando o ano de 1348 e a visita de D. Afonso IV, da rainha e do príncipe D. Pedro ao Castelo.
A programação de outubro abre com as comemorações do Dia Mundial da Música, no dia 1, destacando-se o encontro entre piano e saxofones por António Victorino D’Almeida e Manuel Teles. Durante todo o mês, a iniciativa Outubro Maior 2026 proporciona um calendário recheado de atividades e convívio à comunidade sénior. A gastronomia ganha relevo nos Fins de Semana Gastronómicos do Coelho à Moda de Palmela, nos dias 2 a 4 e 9 a 11 de outubro.
O regresso às aulas é assinalado a 13 de outubro no Momento de Convívio de Receção à Comunidade Educativa. Inserida no Mês da Música, a Noite de Fados promete encantar o público a 17 de outubro, antecedendo a subida ao palco de Teresa Guilherme no espetáculo «A Primeira Vez», a 18 de outubro. As propostas encerram com o Curso do Dia Castelos, a 24 e 25 de outubro, dedicado a Coimbra no Século XII.
Consulte a edição digital aqui.