“Educação com sentido é ir no sentido de todos” - Campanha sensibiliza para papel transformador da Educação

A campanha municipal de sensibilização “Educação com sentido é ir no sentido de todos”, que arrancou com o novo ano letivo, no concelho de Palmela, apela ao papel transformador da Educação, enquanto direto universal ao longo da vida, chave para o Diálogo e Liberdade e motor da transformação social inclusiva e sustentável.
Com o lema “Cultura, fonte de Criação, Aprendizagem e Liberdade”, a campanha destaca a cultura e a arte como meios de capacitação social, equidade e inclusão e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (ODS), a Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural (2001) e os Princípios da Carta das Cidades Educadoras - temática do Dia Internacional das Cidades Educadoras (30 novembro).
Criada em 2020, a campanha “Educação com sentido é ir no sentido de todos!”, pretende sensibilizar para a dimensão ampla, transversal e transformadora da Educação, valorizando o capital da memória, a intergeracionalidade e a inclusão.
Reafirma que a Educação também acontece em casa, nas conversas de amigas/os e relações de vizinhança, em espaços e equipamentos culturais, nos jardins e em muitos outros espaços comunitários.
Materializada na programação da Receção à Comunidade Educativa, Outubro MAIOR, Dia Internacional das Cidades Educadoras e Dia Internacional dos Direitos Humanos, a campanha decorre até dezembro (programa completo disponível em breve), com projetos e iniciativas especialmente dirigidos à comunidade educativa, que refletem as inúmeras possibilidades educadoras deste território.
Consulte o programa digital aqui.